O embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, manifestou-se nas redes sociais, afirmando que o governo colombiano está considerando todas as medidas necessárias para responder às declarações de Milei contra o presidente Petro

Foto: reprodução/Montagem/WEF/Governo Colômbia

O governo colombiano tomou a decisão drástica de expulsar todo o corpo diplomático argentino em seu território. Esta ação surge como resposta às declarações incendiárias feitas pelo presidente argentino, Javier Milei, contra o presidente colombiano, Gustavo Petro.

Durante uma entrevista à CNN, Milei não poupou críticas a Petro, referindo-se a ele como um “assassino terrorista”, em alusão ao passado do líder colombiano como guerrilheiro. Tais declarações inflamadas geraram uma reação imediata do governo colombiano, que as considerou prejudiciais à relação entre os dois países e um insulto à dignidade do presidente Petro, eleito democraticamente.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia divulgou um comunicado oficial, anunciando a expulsão do corpo diplomático argentino e ressaltando que o alcance dessa medida será comunicado formalmente à embaixada argentina por meio dos canais diplomáticos institucionais.

O embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, manifestou-se nas redes sociais, afirmando que o governo colombiano está considerando todas as medidas necessárias para responder às declarações de Milei contra o presidente Petro.

Esta não é a primeira vez que Milei causa controvérsia com suas declarações sobre Petro. Em janeiro, durante uma entrevista para a jornalista Patricia Janiot, Milei chamou o presidente colombiano de “comunista assassino”, gerando uma reação igualmente forte por parte do governo colombiano, que repudiou veementemente tais afirmações.

Romero, em seu pronunciamento nas redes sociais, classificou Milei como um hipócrita, destacando que, enquanto o presidente argentino busca a aprovação do governo colombiano para seu novo embaixador no país, ele continua a proferir insultos contra o presidente Petro. O embaixador colombiano enfatizou a importância de preservar a amizade histórica entre os dois países, apesar das divergências políticas.

*Com informações da Reuters e AFP