Criação da pasta é apontada como “reparação histórica” e será comandada pela vice que possui histórico de lula junto ao movimento negro do país

Francia e Petro comemoram criação do Ministério da Igualdade e Equidade. Foto: Reprodução/Twitter

A vice-presidenta da Colômbia Francia Márquez ficará à frente do Ministério de Igualdade e Equidade, criado pelo governo de Gustavo Petro e aprovado na última segunda-feira (12) pelo Legislativo do país latino-americano.

A criação do ministério era uma proposta de campanha de Petro e Francia. O projeto foi defendido pelos congressistas do Pacto Histórico, que conseguiu formar uma aliança majoritária no Congresso do país.

“Este ministério é um mecanismo para avançar na redução efetiva das brechas de desigualdade na Colômbia. Todas as pessoas merecem viver em paz, com igualdade de oportunidades e garantia de direitos, sem importar cor da pele, identidade de gênero, condição socioeconômica, opinião política, religião ou ou origem”, disse Francia.

“A igualdade importa, nosso povo sabe que é nosso dever histórico e devemos cumprir o que prometemos na campanha”, disse a deputada Luz Maria Múnera, autora do projeto de lei que foi aprovado no Senado com 61 votos favoráveis e seis contrários.

A Colômbia é o segundo país sul-americano com maior população negra, com 3,5 milhões de pessoas autodeclaradas no censo de 2020, ficando atrás somente do Brasil. Aproximadamente 21% da população latino-americana se autodeclara afrodescendente, segundo dados da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

A proposta de criação do ministério foi fruto de elaborações do movimento popular. Na Colômbia, existem dezenas de organizações do povo afrocolombiano, incluindo o Movimento Cimarrón, Conferência Nacional de Organizações Afrocolombianas, a Mesa Nacional de Mulheres Negras, entre outras.

Militante do movimento negro

Francia Márquez assumirá o ministério com um histórico de militância no movimento negro da Colômbia e defesa do protagonismo da pauta antirracial. Desde 1997, é integrante da Organização de Processos Comunidades Negras da Colômbia. Já entre 2010 e 2013, foi presidenta da Associação de Mulheres Afrodescentes de Yolombó.

Logo após a vitória eleitoral, em julho deste ano Francia visitou o Brasil e reuniu-se com parlamentares e representantes do movimento negro nacional, a fim de conhecer de perto políticas de inclusão social aplicadas durante os governos do Partido dos Trabalhadores, como as ações afirmativas, que implementaram a política de cotas nas universidades públicas.

Já na primeira semana de dezembro, Francia participou da primeira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes das Nações Unidas, propondo o perdão da dívida externa dos países que sofreram com o colonialismo e a escravidão.

“Não podemos seguir na retórica de denunciar, sem que os países e a ONU, assumam de maneira real, além das recomendações, alguns compromissos. Propomos o perdão da dívida externa como um caminho de reparação histórica para a população afrodescendente. Nossos países continuam pagando dívida a países colonizadores e países que estiveram comprometidos com a escravidão que não nos permitiram viver com dignidade”, disse a vice-presidenta colombiana.

Assim como no Brasil, a escravidão na Colômbia durou mais de 300 anos, de 1512 a 1851.

Com informações do Brasil de Fato

Leia mais:

Petro e Márquez tomam posse como primeiro governo de esquerda da Colômbia

Eleita! Ex-doméstica, Francia Marquez, é a primeira mulher negra vice-presidenta da Colômbia

Colômbia dá os primeiros passos para a reforma agrária com distribuição de 681 mil hectares a grupos marginalizados