Com correspondente em Los Angeles e colaboradores de 13 estados do Brasil, editoria Cine.NINJA investiu em temas como mulheres, LGBTQIAPN+, negritude, produções Sul-Sul e asiáticas e manifestações políticas

A cobertura colaborativa do Oscar 2023, convocada pelo Cine.NINJA para engajar a comunidade e trazer outros olhares e discussões sobre a maior premiação de cinema do mundo, comemora sua maior e mais inovadora edição. A ação apresentou matérias especiais, vídeos, notícias, análises e entradas em tempo real com temas como mulheres, LGBTQIAPN+, negritude, produções Sul-Sul e asiáticas e manifestações políticas.

Colaboradores do Cine.NINJA em reunião sobre a cobertura do Oscar 2023 Foto: Mídia NINJA

A editoria investiu em diversidade e aprofundamento de temas civilizatórios que pontuaram a premiação. A redação colaborativa assinou textos sobre o protesto dos Povos Yanomami contra o garimpo ilegal no Brasil; a necessidade de lutar por inclusão e representatividade na premiação tradicionalmente dominada por pessoas brancas e uma análise sobre a importânca de documentários dedicados a pautas como a mudança climática.

Neste ano, a mobilização dobrou seu número de inscritos em relação a 2022. Foram selecionados 63 participantes, de 13 estados brasileiros, sendo 44% LGBTQIAP+, 46% mulheres e 25% pessoas pretas. A ação atingiu mais de 4 milhões de alcance com publicações no Instagram, Twitter e no portal do Cine NINJA.

Entre os novos formatos de conteúdo, destaca-se a estreia de VJs na apresentação de vídeos sobre o universo do cinema. Victor Moraes, de Natal (RN), falou sobre curiosidades do filme indiano “RRR”, enquanto Camila, do Dani Fora de Série, de Recife (PE), deu um close em assuntos aleatórios sobre os indicados ao prêmio de melhor filme.

O conteúdo exclusivo enviado diretamente de Los Angeles revelou a chegada ao red carpet da atriz Angella Basset, indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua importante atuação em “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”; e um olhar inédito sobre os bastidores da montagem do espaço do Oscar.

Já os colaboradores produziram seus conteúdos em cidades de todo o país como Cuiabá (MT), Vitória da Conquista e Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), São Luís (MA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Maringá (PR), Niterói e São Gonçalo (RJ), Carapicuiba, Brotas e Campinas (SP), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS).

“Eu como uma iniciante como jornalista de cinema, isso aqui foi de grande importância pra mim. A oportunidade que eu ganhei aqui, não poderei esquecer, e o tanto que aprendi”, disse Mariana Martins, de Vitória da Conquista (BA).

“Pelo segundo ano consecutivo e posso dizer que dessa vez foi ainda melhor. A riqueza das matérias e dos posts foi algo que não se viu em nenhum veículo nacional, quiçá internacional”, disse Florêncio, de Fortaleza (CE). “Agradeço o espaço e reforço os parabéns pelo belíssimo trabalho do Cine e Mídia Ninja”.

“Com certeza essa cobertura foi muito mais expansiva do que qualquer outra”, disse Sabrina, de Cuiabá (MT).

Sobre o Cine.NINJA

O Cine.NINJA é a frente de cinema e audiovisual da Mídia NINJA que reúne uma comunidade de realizadores, distribuidores, produtores, comunicadores e cinéfilos. Com “um celular não mão e uma ideia na cabeça” a nossa geração se permite a novas narrativas. E é preciso mostrar outros pontos de vista, apresentar personagens invisibilizados e eternizar a memória dos que já passaram e fizeram história. Da resistência indígena ao carnaval, de Zumbi dos Palmares ao Tropicalismo, o cinema transborda. O Cine.NINJA soma repertórios, estéticas, visões e vozes de temas emergentes da sociedade para construir uma outra cena do audiovisual brasileiro.