Família se reuniu nesta tarde com Comissão de Direitos Humanos da OAB, que acompanha o caso

Foto via Rodrigo Mondego

O ativista e professor Douglas Belchior, que coordena a Coalizão Negra por Direitos, afirmou nesta terça-feira (1) que se reunirá com o Subcomitê de Prevenção à Tortura da Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar o assassinato do congolês Moïse Kabamgabe no Brasil. À NINJA, Douglas afirma que a denúncia será feita “em fortalecimento às denúncias já articuladas pelas organizações negras e de direitos humanos locais, do estado do Rio de Janeiro”.

Familiares de Moïse também estiveram reunidos nesta tarde (1) na Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. “A CDH OAB/RJ seguirá no caso”, afirmou o procurador Rodrigo Mondego em suas redes.

Um ato já está marcado para o próximo sábado, dia 5, a partir das 10h, em frente ao quiosque Tropicália, no posto 8  da praia da Barra da Tijuca. O local é o estabelecimento onde Moïse trabalhava e, conforme testemunhas e familiares, onde o congolês foi cobrar uma dívida de trabalho e torturado até a morte por 5 homens. Conforme publicado na Alma Preta, ainda se espera a confirmação de outros atos antirracistas para ampla mobilização em justiça por Moïse Kabamgabe.