Com edições realizadas em Londres, Berlim e Nova York, evento da Doc Society reunirá, de 23 a 27/11, projetos audiovisuais da Amazônia para comunicação emergencial sobre as mudanças climáticas

Foto: Juliana Pesqueira

Entre os dias 23 e 27 de novembro de 2021, ocorrerá em Manaus (AM) a edição brasilera do Climate Story Lab, um encontro de narradores audiovisuais e projetos de combate às mudanças climáticas. O evento ocorrerá em formato híbrido e trilíngue, no Casarão da Inovação Cassina. Para participar, as inscrições podem ser feitas no site amazonia.climatestorylabs.org.

O programa contará com 7 equipes de contadores de histórias, mesas redondas, palestras e espaços de trabalho em rede. Durante os 5 dias, os responsáveis pelos 7 trabalhos audiovisuais debaterão com público e com especialistas em clima, líderes indígenas, pesquisadores, financiadores e ativistas para reimaginar como podemos usar as histórias para inspirar os cidadãos, engajar os formuladores de políticas e fortalecer o movimento climático.

Conforme divulgação do evento, “queremos tecer uma rede para explorar coletivamente questões importantes sobre este momento particular da crise climática”. Com edições já realizadas em Londres, Nova Iorque, Berlim, além das edições remotas na Índia e países da África, o Climate Story Lab Amazônia focalizará as vozes negras e indígenas e destacará as narrativas da região amazônica. O projeto é desenvolvido pela Doc Society em colaboração com MATAPI e Hackeo Cultural.

Os trabalhos selecionados para o laboratório são “Uyra – A Retomada da Floresta”, de Juliana Curi (Brasil); “Rádio Savia”, de Ana Maytik Avirama Pabon e Daniela Fontaine (Colômbia, México); “Quentura”, de Marilena Corrêa Rimaud (Brasil); “Teles Pires: o rio mais impactado por hidrelétricas na Amazônia”, de Juliana Rosa Pesqueira e Alan Gomes Freitas (Brasil); “Série jornalística Sabedores e memórias da Amazônia em risco de crise climática e pandêmica”, de Vanessa Teteye (Colômbia e Equador); “Imagine2030”, de David Ainan, Everlane Moraes e Vinícius Silva (Brasil); “Autodemarcação e Fiscalização da TI Sawre Muybu”, de Beka Saw Munduruku, Aldira Akai Munduruku e Coletivo Audiovisual Daje Kapap Eypi (Brasil).

Confira a programação completa em amazonia.climatestorylabs.org