Foto: Felipe Abud e Salvino Lobo / ASCOM Secult Governo do Ceará

Por Brune Nepomuceno Cunha

Nos confins do Brasil, onde as estradas se estendem por paisagens rurais e pequenas comunidades se agarram às margens dos mapas, o acesso ao cinema muitas vezes parece um luxo distante. No entanto, através de iniciativas inovadoras, o cenário está mudando, e os filmes estão encontrando seu caminho para lugares remotos que antes pareciam inacessíveis.

Um exemplo inspirador dessa mudança pode ser visto no estado do Ceará, onde o projeto de cinema itinerante está encantando moradores de 30 cidades cearenses com suas sessões ao ar livre. De acordo com uma reportagem do Governo do Estado do Ceará, essas exibições ao ar livre estão transformando praças públicas, escolas e centros comunitários em verdadeiros cinemas improvisados.

O projeto de cinema itinerante no Ceará é apenas um exemplo de como a acessibilidade cinematográfica está se expandindo para lugares remotos em todo o país. Comunidades que anteriormente estavam distantes dos grandes centros urbanos agora têm a oportunidade de se envolver com uma forma de arte que pode inspirar, educar e entreter.

Além do cinema itinerante, outras soluções também estão emergindo para levar filmes a lugares remotos. Plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime estão quebrando as barreiras físicas, permitindo que pessoas em áreas remotas acessem uma ampla variedade de filmes com apenas uma conexão à internet.

As sessões ao ar livre e a presença de plataformas de streaming representam apenas o começo de uma mudança mais ampla na acessibilidade cinematográfica. À medida que avançamos para um mundo mais conectado digitalmente, onde novas soluções continuarão a surgir, garantindo que o cinema seja uma experiência acessível a todos, independentemente de sua localização geográfica.

Essas iniciativas não apenas proporcionam entretenimento, mas também promovem o desenvolvimento social e cultural das comunidades remotas. O acesso ao cinema não é apenas uma questão de lazer, mas também uma oportunidade para que as pessoas se conectem com histórias, culturas e ideias que de outra forma estariam fora de seu alcance.

À medida que continuamos a explorar novas maneiras de levar filmes a lugares remotos, estamos construindo um futuro onde o cinema seja verdadeiramente para todos. Um futuro onde as telas se tornam janelas para o mundo, independentemente de onde estejamos.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024