Cinema de rua que marcou a história de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, permanece até hoje na memória da população

Foto: Divulgação

Por Mariana Martins

O cinema brasileiro é um processo de resistência. Assim, os amantes do cinema lutam com suas forças de norte a sul do país para manter a cultura de consumir filmes brasileiros no cotidiano de suas comunidades.

Na tímida região do sudoeste da Bahia, a Associação de Profissionais da Indústria Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB) busca, através de um manifesto, a reabertura e direção do antigo cinema local de Vitória da Conquista, cidade de nascimento de Glauber Rocha (1939-1981) e que por muitas décadas respirou cinema.

O Cine Madrigal é um típico cinema de rua, foi o berço cultural onde se celebrava a memória e o cinema por décadas desde sua inauguração em 1968, até meados dos anos 2000.

O manifesto conta com o descontentamento dos profissionais ligados ao audiovisual sobre má administração dos recursos de equipamentos e também dos investimentos não repassados pela prefeitura de Vitória da Conquista ao Cine Madrigal.

Essa reabertura, que poderia beneficiar a própria região diretamente, também de uma forma indireta beneficiaria outras regiões abrindo assim mais um ponto de possível distribuição de filmes independentes.

Esse ato e manifesto é um símbolo das lutas que acontecem em todo o país com a busca de mais espaços e valorização da indústria cinematográfica brasileira.