O evento exibe longas-metragens de ficção e documentários uruguaios e produções internacionais

Foto: Divulgação; filme “Pérola”

De 23 a 29 de fevereiro, Uruguai recebe a 26ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, um dos grandes festivais de cinema latino-americanos.

Mais de 150 filmes se inscreveram para as categorias em competição e 16 foram selecionados. O filme brasileiro “Pérola” terá exibição hors concours na sessão de abertura, no dia 23, a partir das 20h, com a presença do diretor Murilo Benício e da atriz Drica Moraes.

Outras três produções brasileiras participam do festival. Na categoria de longa-metragem ficção estão “A Metade de Nós”, de Flavio Botelho, e “Pedágio”, de Carolina Markowicz. Já entre os longas documentais concorre o filme “Black Rio! Black Power!”, de Emílio Domingos.

Os títulos vencedores de ficção receberão as estatuetas do Prêmio Mauricio Litman de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator. Já o Prêmio Sea Wolf é dedicado aos documentários. Em ambos os casos, cinco jurados representantes do audiovisual e cultural latino-americano escolherão os melhores em cada categoria. O público também poderá votar e escolher o melhor trabalho.

Fora de competição, na programação paralela, o festival apresenta a Mostra Especial Jorge Furtado, uma homenagem ao premiado diretor da Casa de Cinema de Porto Alegre. Serão exibidos os filmes “Mercado de Notícias” (2014), “Saneamento Básico” (2007), “Meu Tio Matou Um Cara” (2004), “O Homem Que Copiava” (2003), “Houve uma Vez Dois Verões” (2002) e “Ilha das Flores” (1989).

Os títulos serão exibidos em diferentes teatros de Maldonado e Punta del Este com acesso gratuito: Sala Cantegril, teatro da Casa de Cultura de Maldonado, no espaço externo do Teatro Margarita Xirgú e no Grupocine de Punta del Este.

O evento é uma realização da Câmara Municipal de Maldonado, através da Direção Geral de Cultura, organizadora do evento, com direção artística de Daniela Cardarello.

Saiba mais no site oficial do evento.

Leia mais:

Festival de Clermont-Ferrand 2024: Spcine e Kinoforum levam filmes brasileiros ao maior festival de curtas-metragens do mundo

Três produções brasileiras são selecionadas para o Festival de Sundance 2024