Lista foi originalmente publicada no BFI – British Film Institute

Foto: Reprodução/”Deus e o Diabo na Terra do Sol”

Sextou com feriadão, e nada melhor que aproveitar para prestigiar o melhor do nosso cinema diretamente de casa, né?!

Recentemente, o crítico de cinema brasileiro Filipe Furtado fez uma lista de 10 grandes filmes brasileiros, que foi publicada pelo BFI – British Film Institute, importante entidade voltada para o desenvolvimento e preservação da sétima arte.

Furtado selecionou clássicos, filmes essenciais para conhecer melhor o cinema nacional, além de obras mais contemporâneas. Confira a lista:

“Limite” (1931)

Direção: Mario Peixoto
Onde assistir: YouTube

Em um pequeno barco à deriva, duas mulheres e um homem relembram seu passado recente. Uma das mulheres escapou da prisão; a outra estava desesperada; e o homem tinha perdido sua amante. Cansados, eles param de remar e se conformam com a morte, relembrando as situações de seu passado. Eles não têm mais força ou desejo de viver e atingiram o limite de suas existências.

“Rio, Zona Norte” (1957)

Direção: Nelson Pereira dos Santos
Onde assistir: Globoplay; Prime Video

O sambista Espírito da Luz é um homem desiludido. Ao fazer uma viagem de trem pelo subúrbio, acaba caindo nos trilhos. Enquanto espera ajuda, relembra o tempo em que cantava em grandes festas, além de tragédias pessoais.

“Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964)

Direção: Glauber Rocha
Onde assistir: Globoplay; Prime Video

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

“O Bandido da Luz Vermelha” (1968)

Direção: Rogério Sganzerla
Onde assistir: Prime Video

O assaltante João Acácio Pereira da Costa, conhecido como Bandido da Luz Vermelha, assalta residências, realiza fugas ousadas e gasta o dinheiro de forma extravagante. Porém, uma vez encurralado, recorre a medidas extremas.

“Finis Hominis” (1971)

Direção: José Mojica Marins
Onde assistir: Prime Video

Carregado pela simbologia do número 13, o filme conta a história do apocalíptico Finis Hominis. Inspirado em referências bíblicas, ele percorre uma cidade espalhando supostos milagres.

“Bang Bang” (1971)

Direção: Andrea Tonacci
Onde assistir: YouTube

Um homem neurastênico, durante a realização de um filme, se vê envolvido em várias situações, como o romance com uma bailarina espanhola, perseguições, discussões com um motorista de táxi e o enfrentamento com um bizarro trio de bandidos.

“Cabra Marcado Para Morrer” (1984)

Direção: Eduardo Coutinho
Onde assistir: Globoplay; Prime Video

Em 1962, João Pedro Teixeira, líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato e direção de Eduardo Coutinho. As filmagens são interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido.

“Falsa Loura” (2007)

Direção: Carlos Reichenbach
Onde assistir: YouTube

Silmara é uma bela operária que sustenta seu pai, o ex-presidiário Antero, com quem tenta manter um relacionamento amigável. A professora de dança Regina e a tímida companheira de fábrica Briducha são suas amigas. As três vão ao show do grupo Bruno e os Andrés, onde Silmara conhece Bruno, o ídolo da banda, e se envolve com ele. Silmara se torna o sonho de suas amigas por representar a chance de uma rápida ascensão social.

“Garoto” (2015)

Direção: Júlio Bressane
Onde assistir: YouTube

A história de amor de dois jovens, que se encontram em um lugar encantado onde vivem uma aventura amorosa. Mas, tudo muda quando, de forma inesperada, o garoto comete um crime. O casal, então, decide se separar, mas o futuro lhes reserva mais um encontro.

O 10º filme da lista, “Luz nos Trópicos” (2020), de Paula Gaitán, infelizmente não está disponível online.

Veja mais:

Cine NINJA Indica: 5 animações dirigidas por mulheres