O mundo todo consome produtos que são fruto da destruição, enquanto condena o Brasil (Vinicius Mendonça/Ibama)

 

Durante a 10ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico, o Fospa, a cientista em mudanças climáticas, Luciana Gatti destacou o papel da Amazônia como barreira à crise climática. Mas alertou que há também um outro cenário a ser considerado.

A cientista, que também é coordenadora do Laboratório de Gases do Inpe, ressaltou que há corresponsabilidade global pela preservação da Amazônia, e por isso, questões econômicas também devem ser inseridas nesse debate. “Ao transforma-la em commodities estamos a transformando em um acelerador das mudanças climáticas”, alertou. Então, isso é assunto de interesse mundial.

“Enquanto o mundo nos condena por destruir a Amazônia, estão por trás comprando os produtos da destruição. O mundo está consumindo a Amazônia e o mundo todo é corresponsável”.

Luciana participou da mesa “A urgente proteção da Amazônia e sua importância como solução para a Crise Climática”, nesta sexta-feira (29), às 9h. Compuseram ainda o debate, Marcos Nordgren (Bolívia), Lolita Piuagaje (Equador), Andrea Echeverri (Colombia). O moderador foi Osver Polo (Peru).