Além do enorme sucesso feito no Brasil, o longa conquistou quatro indicações ao Oscar, além de ocupar o segundo lugar no ranking de filmes estrangeiros (fora do eixo Hollywoodiano) mais vistos no mundo

Filme de Fernando Meirelles foi aclamado pela crítica, chegando a receber quatro indicações ao Oscar. Foto: Divulgação / Globo Filmes

Por Sérgio Madruga

Neste 30 de agosto, há exatos 20 anos, “Cidade de Deus” chegava às salas de cinema de todo o Brasil. Este, que é um dos filmes mais importantes para a história do cinema nacional, segue na memória dos espectadores, fazendo sucesso mundo afora.

O filme é uma adaptação do livro homônimo de 1997, escrito por Paulo Lins, e tem direção de Fernando Meireles, com codireção de Kátia Lund. Foi produzido pela O2 Filmes, Globo Filmes e VideoFilmes, com distribuição da Lumière Brasil. Nos cinemas, o longa levou mais três milhões de espectadores às salas comerciais.

A trama conta a história do crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, favela localizada no Rio de Janeiro, que começou a ganhar forma nos anos 1960. Buscapé, um jovem negro, pobre, que cresce neste universo permeado de violência na comunidade carioca, se vê amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido. Então, Buscapé recorre ao seu talento como fotógrafo, buscando oportunidades fora daquela realidade. Porém, ele acaba ficando encarregado de registrar de perto toda a realidade vivida dentro da comunidade. Pelo olhar e pelas lentes de Buscapé, os espectadores acompanham tudo o que acontece na Cidade de Deus, suas alegrias, tristezas e tragédias.

“Cidade de Deus” revelou um elenco impecável, grande parte dele formado por atores novatos, mas que se destacaram por suas performances em tela. Nomes como Leandro Firmino da Hora, Douglas Silva, Alexandre Rodrigues, Roberta Rodrigues, Babu Santana, Darlan Cunha, Alice Braga, Seu Jorge, Phellipe Haagensen, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele, Graziella Moretto e Micael Borges, fizeram do longa, um dos marcos do audiovisual brasileiro.

No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2003, venceu seis prêmios: Melhor Filme, Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Fotografia (César Charlone), Melhor Som (Guilherme Ayrosa, Paulo Ricardo Nunes, Alessandro Laroca, Alejandro Quevedo, Carlos Honc, Roland Thai, Rudy Pi e Adam Sawelson) e Melhor Montagem (Daniel Rezende). Entre os outros diversos prêmios que o filme conquistou, é imprescindível destacar as quatro indicações ao Oscar de 2004: Melhor Direção (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Montagem (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone).

Recentemente, a plataforma de idiomas Preply, divulgou que “Cidade de Deus” é o segundo filme em língua não inglesa mais visto no mundo, ficando atrás apenas de “Os Intocáveis” (Francês), seguido de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Francês), em terceiro lugar. O ranking foi feito baseado em dados do IMDb, que é excelência em informações sobre cinema e televisão

Em 2013, foi lançado o documentário “Cidade de Deus – 10 anos Depois”, dirigido por Cavi Borges e Luciano Vidigal. A produção mostra como estavam os envolvidos no filme, após uma década de lançamento. Apesar do enorme sucesso de público e crítica, “Cidade de Deus” não promoveu uma mudança efetiva na vida de todos os atores e equipe do longa, mostrando como viver de arte no Brasil é difícil, sobretudo se você for oriundo das periferias.

“Cidade de Deus” está disponível para streaming no Paramount+ e Globoplay.

Leia mais:

Cidade de Deus é o segundo filme não-estadunidesnse mais assistido do mundo