Foto: Daniela Andrade/PMSS

O volume de chuvas nesse sábado e domingo na região do litoral norte de São Paulo levou a morte de dezenas de pessoas e deixou desabrigadas outras centenas. Com mais do que o dobro do esperado para o mês, o volume de chuva foi de 627 milímetros, o que quer dizer que choveu 600 litros de água para cada metro quadrado e é considerado um evento climático extremo.

De acordo com a Defesa Civil do estado, 36 mortes já foram confirmadas, sendo uma das vítimas uma criança de 7 anos, que morreu em um deslizamento de terra em Ubatuba. Os outros 35 mortos são de São Sebastião, a cidade mais afetada pelo temporal —31 óbitos na Barra do Sahy, 2 em Juquehy, 1 em Camburi, e 1 em Boiçucanga. Há também 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas.

No início da noite deste domingo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

Algumas regiões também estão sem abastecimento de água devido à enxurrada que afetou algumas estações de tratamento. Estradas da região também foram interditadas e ainda não há previsão para liberação da pista como na rodovia Mogi-Bertioga, que teve trechos completamente destruídos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje as áreas afetadas pelas fortes chuvas, especialmente em São Sebastião. O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que helicópteros da Polícia Militar e do Exército vão ser usados para transportar as equipes de bombeiros e retirar feridos dos deslizamentos de terra no município. “A gente pediu um apoio das Forças Armadas e fomos prontamente atendidos”, declarou.