Além dele, só Lula não participou do evento. Mas foi por uma boa causa: em 2020 ficou no Brasil para acompanhar o auxílio a vítimas de enchente

O encontro reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia (Alan Santos/PR)

 

Teca Curio, da cobertura colaborativa NINJA na COP27

Depois da derrota para Lula nas eleições de outubro, a pergunta que todos estão fazendo é: Onde se meteu Jair Bolsonaro? Ainda que seu mandato vá até o final do ano, ele se retirou do centro das decisões políticas e ao que parece, também, dos grandes encontros internacionais. E como não fez questão nem de sediar uma COP no Brasil, também não foi à Conferência Mundial do Clima que segue até amanhã no Egito. Ele é representado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. 

Isolado, Bolsonaro também decidiu não participar do G20, que aconteceu na terça e quarta-feira, em Bali, na Indonésia. O encontro reúne as 19 países maiores economias do mundo, mais a União Europeia. A missão internacional brasileira foi chefiada pelo chanceler Carlos França.

Segundo reportagem do G1, houve apenas uma vez que um presidente brasileiro não participou do encontro, desde que começou, em 2008..

A primeira ausência aconteceu em 2010, quando Lula cancelou a participação no encontro, que aconteceu no Canadá. Ele alegou que tinha que permanecer no Brasil para acompanhar o auxílio às vítimas das enchentes que castigaram o Nordeste na ocasião. O então ministro da Fazenda, Guido Mantega, chefiou a delegação brasileira na oportunidade. Um nobre motivo.

O presidente da Rússia Vladimir Putin também não participou do evento. O líder russo temia ser cobrado por líderes mundiais, sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Quem o representou foi o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Todos sabemos o quanto Jair Bolsonaro sempre foi execrado pelas lideranças mundiais, passando por vexames históricos nos grandes encontros, e todos sabemos também que o atual presidente brasileiro nunca teve condições de debater com as grandes lideranças mundiais.

Estamos fechando um ciclo, e como disse o presidente Lula em seu pronunciamento, o Brasil voltou, “saiu do casulo”!