Invasores picharam suástica nazista e escreveram “mito” nas paredes do prédio, que ainda sofreu incêndio criminoso

Invasores pixaram suástica nazista e escreveram “mito” nas paredes do prédio. Foto: Divulgação/MST

Por Mauro Utida

O Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento Normandia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Caruaru, Pernambuco, foi atacado por um grupo de bolsonaristas na madrugada deste sábado (12). Os criminosos invadiram o espaço e picharam as paredes com o símbolo da suástica nazista e a palavra ‘mito’.

Além disso, foram arrombadas e incendiada a casa de moradia da coordenadora do centro. “Com o fogo, a militância foi alertada e conseguiram apagar o incêndio. A casa entretanto foi parcialmente queimada, principalmente as camas, telhados e os pertences”, denuncia o MST.

“Inicialmente foram vistos quatro pessoas com camisas amarelas em uma festa de vaquejada com o som extremante alto, que estava ocorrendo no Parque de Vaquejada Milanny, que se localiza na frente ao nosso Assentamento”, informou os Sem Terra. O ataque ocorreu por volta das três horas da manhã.

Esta não foi a primeira vez que o Centro de Formação Paulo Freire é atacado. Em 2019, no primeiro ano do governo de Bolsonaro, o MST sofreu uma ação de despejo contra o espaço, mas conseguiu reverter com o apoio de instituições nacionais e internacionais. O processo está parado, aguardando procedimento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A expectativa do MST é resolver de forma definitivamente esta situação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, a direção do MST solicitou que os militantes permaneçam em “alerta máxima” para proteger as estruturas do movimento e garantir a posse de Lula no primeiro de janeiro. “Felizmente desta vez ninguém se feriu, mas fica mais uma vez a lição, de que não podemos baixar a guarda. Até lá, vamos cuidar e proteger nossas estruturas e nossas lideranças contra a ira do ódio e do preconceito e da intolerância dos grupos fascistas”, informou o MST.

Leia mais:

Lula reforça compromisso de acabar com fome no país e mercado reage com chantagem

STJ decide que discriminação contra nordestinos é crime de racismo

Colégio particular de Valinhos expulsa 8 alunos por racismo e ameaças