Foto: Divulgação / Alesp

Uma representação assinada por 15 deputados estaduais de São Paulo contra o parlamentar Arthur do Val (Podemos) foi protocolada já neste domingo (6). Eles pedem ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a cassação do deputado após a confirmação da autoria de áudios sexistas contra ucranianas.

O caso ganhou repercussão internacional depois do vazamento dos áudios machistas em que o parlamentar, conhecido como Mamãe Falei, revela que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”. Esta e outras frases sexistas colocam em suspeita o ato humanitário que ele defendeu ter feito em três dias de missão no país.

A representação contra Mamãe Falei na Alesp foi assinada por Carlos Gianazzi (PSOL); Dr. Jorge do Carmo (PT); Emídio de Souza (PT); Gil Diniz (PL); José Américo (PT); Leci Brandão (PC do B); Luiz Fernando T. Ferreira (PT); Márcia Lia (PT); Maurici (PT); Mônica da Mandata Ativista (PSOL); Patrícia Bezerra (PSDB); Paulo Fiorilo (PT); Professora Bebel (PT); Ricardo Madalena (PL) e Teonílio Barba (PT).

“Na condição de Deputados e Deputadas Estaduais, queremos registrar perante este Conselho de Ética e Decoro Parlamentar nosso repúdio ao teor sexista, misógino, indigno e violento dos áudios do Deputado Estadual Artur do Val, que se traduz em grave violência de gênero praticada contra mulheres ucranianas e contra todas as mulheres do Brasil e do mundo, por consequência Trecho de representação de deputados da Alesp contra Arthur do Val”

A deputada estadual Mônica Seixas também afirmou que, junto à deputada federal Sâmia Bomfim, denunciou Arthur do Val ao Ministério Público. “Pedimos investigação sobre o Tour de Blod e a apologia ao turismo de Arthur do Val e Renan do MBL. Independentemente do contexto, turismo sexual é crime”, escreveu.

Machismo em áudio vazado de Mamãe Falei provoca revolta: “esgoto da política”, “cultura do estupro”, “falência moral”

Vexame internacional | The Guardian destaca repercussão de áudios sexistas de Arthur do Val