Rodrigo Cebrian entrevistou Iberê Dias, juiz da Vara da Infância e Juventude

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja)

Em mais uma edição do Papo NINJA nesta semana, o diretor e produtor Rodrigo Cebrian trouxe ao Instagram da Mídia NINJA o debate com o juiz da Vara da Infância e da Juventude em Guarulhos e que atua com direitos de crianças e adolescentes.

A conversa foi provocada especialmente com a repercussão da prisão temporária do vereador Dr. Jairinho (Solidariedade) e sua namorada, Monique Medeiros um mês após a morte do menino Henry Borel, de 4 anos. Eles foram presos por atrapalhar as investigações sobre o caso de Henry, filho de Monique, encontrado morto no apartamento onde morava o casal. Ele estava com  com diversas lesões graves pelo corpo e uma perícia apontou que a causa da morte foi uma hemorragia interna e uma laceração no fígado causada por uma ação contundente, descartando a hipótese de acidente apontada pelo casal.

“Felizmente não é um caso corriqueiro, mas o mais importante é prestar atenção no sinais que existem nesse tipo de violência. Quando acontecem homicídios de crianças como nessas situações, raramente o homicídio acontece na primeiro agressão”, disse Iberê. “Possivelmente há um histórico de violência que escala e acaba culminando numa tragédia como essa”.

No caso de Henry, mensagens de whatsapp usadas na investigação realmente apontam um histórico de agressão e tortura antes da morte de Henry. “Uma criança de 4 anos, especialmente, dificilmente fala que sofre de agressão de um padastro com quem convivia. É importante que pais e mães atentem para sinais que não são verbais. O Henry, por exemplo, vomitava e tinha resistência a ir para casa da mãe e do padastro”.

Durante o Papo NINJA, ainda se debateram outros casos graves de violências contra crianças e adolescentes no Brasil e como as desigualdades sociais apontam a necessidade de políticas para o setor.