Crescimento da audiência nas plataformas digitais justifica o interesse pela transmissão da Copa neste formato

Foto: reprodução/Youtube

Por Marilda Campbell

A FIFA inovou na transmissão da Copa do Mundo do Catar. Além dos canais do grupo Globo, é possível assistir aos jogos online pela plataforma oficial da Federação, o FIFA+, e pelos canais do influenciador Casimiro Miguel no YouTube, o CazéTV, e o Casimito, no Twitch.

Em um acordo extrajudicial, FIFA e Globo ajustaram que o grupo brasileiro não teria mais a exclusividade da transmissão digital. Assim, esses direitos seriam negociados pela FIFA com outras empresas.

É neste cenário que entrou a LiveMode, uma empresa que já negociava os patrocínios regionais da Copa do Mundo no Brasil e ficou responsável por veicular o conteúdo do torneio nas plataformas digitais usando o sinal da FIFA. Esse modelo de transmissão é gratuito e apenas para o Brasil.

O crescimento da audiência nas plataformas digitais justifica o interesse pela transmissão da Copa neste formato. O estudo Inside Video 2022, da Kantar Ibope Mídia, constatou que 21% do tempo dedicado ao consumo de vídeo pelos brasileiros é nas plataformas de vídeo online. Sendo que 15% da audiência é em plataformas gratuitas monetizadas por publicidade, como YouTube e Twitch, e 6% nos serviços de streaming pagos, como Netflix e Globoplay.

Ronald e Casemiro. Foto: reprodução/Instagram

Para cobertura da Copa do Catar, a LiveMode firmou parceria com o streamer Casimiro Miguel e com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que na Ronaldo TV faz entrevistas exclusivas, análise da rodada e apresenta os melhores momentos dos jogos com as imagens da FIFA+.

Casimiro, que já é parceiro da LiveMode na transmissão de jogos em campeonatos nacionais, vai transmitir 22 partidas da Copa (sendo uma por dia, incluindo todas da seleção brasileira, as semifinais e a final) em seus canais no Twitch e no YouTube, além da publicação de cortes no TikTok.

O streamer e sua equipe também fazem lives, reacts dos melhores momentos de todos os jogos da Copa e cortes dos lances mais importantes logo após as partidas.

Foto: FIFA

Casimiro bate recordes na transmissão digital da Copa

Na fase de grupos da Copa, Casimiro bateu recordes de audiência no YouTube. No primeiro jogo do Brasil, dia 24 de novembro contra a Sérvia, a audiência do CazéTV chegou a 3,5 milhões de espectadores. No jogo do dia 28 contra a Suíça, Casimiro superou a marca de 4,9 milhões. E no terceiro jogo contra Camarões o streamer atingiu 4,03 milhões de visualizações simultâneas no YouTube.

Fazendo uma comparação com a audiência da TV aberta, que é a forma tradicional do brasileiro acompanhar os jogos da seleção, verifica-se que o streamer tem alcançado números impressionantes. A TV Globo alcançou 51 pontos na primeira partida, 50 pontos no jogo contra a Suíça e 48 pontos no jogo contra Camarões. 

Para Kantar Ibope Mídia, cada ponto representa, em média, 75 mil televisores ligados. Assim, a TV Globo alcançou uma média de 3,8 milhões de espectadores em 24 de novembro, a média de 3,7 milhões no dia 28 e, em 2 de dezembro, alcançou a média de 3,6 milhões.

Casimiro é um sucesso nas plataformas digitais, em seu canal no Twitch ele tem 3,3 milhões de seguidores; e no YouTube tem 3,94 milhões de inscritos no CazéTV e 3,19 milhões no Cortes do Casimiro.

Esse sucesso digital está lhe rendendo prêmios. Em novembro, ele foi escolhido “Homem do Ano” na categoria Conteúdo Digital pela revista GQ Brasil; e, em 2021,  foi eleito “Personalidade do Ano” no Prêmio eSports Brasil e “Twitcher do Ano” no Prêmio iBest.

Além disso, a LiveMode vendeu todas as cotas de patrocínio com grandes marcas como Coca-Cola, Nubank, McDonald ‘s, iFood, Unilever e a casa de apostas esportivas EstrelaBet para a parceria com Casimiro Miguel.

Texto produzido para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube.