Foto: Acervo Casa de Referência das Mulheres Mirabal

O corte não ocorre por falta de pagamento por parte da gestão da Casa e, sim, pelo proprietário conforme a Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE) informou

Na tarde de segunda-feira, 11 de novembro, as acolhidas e a coordenação da Casa de Referência Mulheres Mirabal foram surpreendidas com o corte da energia elétrica do local que acolhe mulheres que sofreram violência doméstica e seus filhos. Ao fazer contato com a CEEE, a coordenação da Casa foi informada que a luz foi desligada a pedido do proprietário. Segue em tramitação na justiça pedido de reintegração do imóvel.

Vale ressaltar que o Movimento de Mulheres Olga Benario que faz a gestão da casa, tenta dialogar com o poder público desde 2016, afirma Nana Sanches, coordenadora da Casa. A Mirabal está instalada desde 7 de setembro de 2018 na antiga Escola Benjamim Constant, em Porto Alegre, onde já realizou ao todo mais de 250 acolhimentos e 100 abrigamentos.

A Casa de Referência Mulheres Mirabal abriga mulheres que sofreram violência doméstica e seus filhos, dando assistência para inserção no mercado de trabalho e auxílio em outras questões para que as mulheres possam se recuperar após passarem por agressões, tanto físicas quanto psicológicas. Além de Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais contam com estruturas semelhantes que complementam o serviço prestado pelo poder público.

A antiga escola Benjamin Constant é o segundo prédio ocupado pelo Olga Benário. Em 2016, o grupo ocupou um prédio no Centro de Porto Alegre, onde atendeu por cerca de dois anos. Depois, passou para esse outro edifício. A coordenação da Casa Mirabal informa que há uma criança com pneumonia no local, e é necessário restabelecer a energia na casa para os cuidados.