.

Conseguimos! Obrigada a todas e todos que colaboraram e fizeram essa ideia possível 🙂

A Casa da Democracia (www.vakinha.com.br/casa-da-democracia) é um projeto idealizado pela Mídia NINJA, Revista Fórum, o portal Outras Palavras e a Rede Livre. Trata-se de uma ideia simples: estruturar uma base permanente de vigília em Curitiba, ao lado da Polícia Federal, onde Lula se encontra na condição de preso político.

O projeto foi lançado publicamente nas redes sociais no dia 11 de abril. Após 5 dias de uma campanha exitosa, que reuniu mais de 500 apoiadores, arrecadou a meta inicial planejada para o primeiro mês de atividades, estipulada coletivamente em R$ 20.000,00. Assim, para garantir o segundo mês de atividades e a compra adicional de equipamentos audiovisuais, dobrou a meta para R$ 40.000,00.

Os gastos para implementação do projeto inicial foram informados de forma precisa desde seu lançamento (http://bit.ly/2HdIHd6), assim como a mudança da meta foi difundida publicamente através de inúmeros posts nas redes da Mídia NINJA, explicitando o destino dos novos recursos. (http://bit.ly/2qHrT3j)

A Casa da Democracia se soma ao Acampamento #LulaLivre e as diversas forças políticas que estão juntas na luta democrática pela liberdade de Lula. A presença da Mídia NINJA nessa defesa não é novidade: estivemos em todas as manifestações, atos e ações de resistência no combate ao Golpe, na defesa do legado de Lula e seu direito de ser candidato a presidente. Não estivemos apenas documentando a realidade, mas envolvidos organicamente na estratégia e na construção de cada atividade.

O projeto já está em fase de implementação. Uma equipe está em Curitiba em busca do imóvel para locação e realiza a contratação dos primeiros serviços. O projeto irá garantir hospedagem, alimentação e estrutura de estúdio e internet aberta a todos comunicadores que necessitarem, além de viabilizar passagens para circulação de figuras públicas e comunicadores no local. Em breve teremos ótimas novidades.

A prestação de contas dos recursos utilizados será feita também de forma pública e transparente, com planilhas abertas, e poderá ser acompanhada por todas e todos na página da Casa da Democracia que será criada, além das páginas dos veículos e parceiros envolvidos.

Vários coletivos foram convidados para integrar a iniciativa antes de seu lançamento. O texto do financiamento coletivo convida todos interessados a se somar à iniciativa, independente de terem participado da campanha. As portas estão abertas!

Em tempos de ódio e de escassez de recursos, o financiamento da Casa da Democracia é um alento e reforça a fé na solidariedade e colaboração para iniciativas coletivas e contra-hegemônicas.