Um marco legal seria essencial para zerar desmatamento e ainda, dar uma guinada rumo à agricultura regenerativa, que é muito mais produtiva

Carlos Nobre é membro do Conselho Científico da ONU e há anos vem alertando o Brasil sobre os danos do desmatamento (Mídia Ninja)

 

“É possível zerar o desmatamento? Sim, é possível”, disse Carlos Nobre à equipe da NINJA na COP27. O cientista, que é membro do Conselho Científico da ONU entre diversas outras posições de destaque na ciência com foco em mudanças climáticas, falou analisou traços do sistema de produção e uso da terra no Brasil, apresentando inclusive, soluções.

Segundo ele, um marco legal seria eficiente ao criar condições para uma agricultura muito mais sustentável. Ele destacou que 90% do desmatamento na Amazônia, e 80% no Cerrado, são ilegais. Envolvem financiamento e criminosos.

Carlos realça que o país tem grandes áreas degradadas com baixíssima produtividade agropecuária. “1,3 cabeças de gado por hectare”, segundo ele, um dos aproveitamentos mais baixos do mundo. “Então, o Brasil pode melhorar sua agricultura começando a praticar uma agricultura regenerativa, que remove gás carbônico e é muito mais produtiva”, e concomitantemente, deve combater o desmatamento controlado por organizações criminosas.

“O Brasil tem total condições de se tornar o primeiro grande país com grandes emissões a zerá-las, muito antes da China, EUA e países europeus”.

Confira seu relato: