Jovem tenista espanhol venceu grandes nomes do esporte e tem se destacado no cenário mundial.

Foto: Getty Images

Por Mariana Walsh para a NINJA Esporte Clube

Há quase duas décadas o tênis é dominado por três grandes estrelas do esporte: Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. Outros nomes até surgiram, mas esses três seguiram se revezando no topo do ranking mundial sem grandes ameaças. Porém, na última semana, Carlos Alcaraz chamou a atenção de todos ao desbancar favoritos. Com apenas 19 anos, ele venceu Nadal, Djokovic e Zverev, em sequência, para se consagrar campeão do Masters 1000 de Madrid.

Com esse troféu, Alcaraz já soma quatro durante essa temporada. Antes, foi campeão no Rio de Janeiro, em Barcelona e em Miami. Foram 31 jogos e 28 vitórias, sendo as últimas sete contra adversários do top 10 do ranking. Com um início de temporada espetacular, o jovem saiu da trigésima posição no ranking mundial para a sexta. Uma ascensão um tanto quanto meteórica para quem a pouco ainda jogava entre os juvenis.

Carlitos, como gosta de ser chamado, nasceu em El Palmar, na província de Murcia, na Espanha. Decidiu seguir os passos do pai, que também praticou tênis na infância e há três anos é treinado pelo ex-tenista, Juan Carlos Ferrero, número 1 do mundo por oito semanas em 2003. Eventualmente, muitos comparam o jovem com seu compatriota, Rafael Nadal. Em artigo publicado no jornal El País em dezembro, Toni Nadal, tio e ex-técnico de Rafael, afirmou que “Carlos Alcaraz tornou-se, com o aval dos seus resultados e do seu jogo, não só a grande esperança do tênis espanhol, mas também o substituto natural de Rafael”.

O jovem, parece não se importar com a pressão de suceder grandes nomes do esporte, já que afirma se sentir pronto para ganhar um Grand Slam. Em Roland Garros, ele será um dos cabeças de chave do torneio. Se Carlitos sairá de Paris com o troféu de campeão, ainda não sabemos, mas seu talento com a raquete na mão é inegável. Em pouco mais de quatro meses, o espanhol se consolidou de promessa à realidade, quebrando recordes e conquistando títulos.