Publicação que busca apoios mostrará personagem lutando contra um mal que usa a distorção de valores e preceitos religiosos para justificar seu ímpeto mortal

O quadrinista Adri A. promove representatividade e protagonismo LGBTQIAPN+ em HQ CARA-UNICÓRNIO (Foto: Divulgação/Adri A)


Por Rod Gomes

“Meio homem, meio unicórnio”. Na HQ nacional CARA-UNICÓRNIO a clássica premissa do jovem que é picado por um animal radioativo ganha as cores das comunidades LGBTQIAPN+ e é reimaginada pelo quadrinista gaúcho Adri A. Ainda sem apoio editorial, o autor da produção que conta com 9 capítulos publicados, recorre novamente ao sistema de financiamento coletivo para viabilizar a impressão do gibi que trará o 10 capítulo da obra.

Nascido em 2016 como uma forma de satirizar o universo dos super-heróis, a HQ mistura humor, drama e terror divididos em três publicações, sendo elas os livros CARA-UNICÓRNIO – VOL. 1 e VOL. 2, lançados respectivamente em 2018 e 2021, e o gibi lançado neste ano de 2022. Em entrevista ao Planeta Foda, o autor revela que uma das principais propostas da série é promover a representatividade e o protagonismo LGBTQIAPN+ de forma divertida, “As coisas que o personagem enfrenta meio que são uma alegoria do que a comunidade LGBTQIAPN+ tem que lidar. Só que isso tá diluído nas histórias porque a minha preocupação é que a obra divirta também. Emocione e faça refletir, mas sem ser panfletária.” disse Adri.

O autor que presenciou um pai ‘arrancar’ sua obra das mãos do filho, ao descobrir que os personagens principais são LGBTQIAPN+ na Comic Con de Florianópolis (SC) em 10 de setembro, conforme noticiado pelo G1, atentou à importância de abordar a temática na HQ. “Todo mundo sabe que preconceito não é legal. Ao menos se espera que as pessoas saibam, então é curioso que enquanto eu produzo a história do CARA-UNICÓRNIO, onde ele enfrente um mal que personifica todo esse preconceito, na vida real eu tenha passado por aquele incidente em Floripa. Isso também reforça a importância de seguir com o projeto.” contou o quadrinista, revelando que no capitulo inédito de sua obra, intitulado Sevícia Total, o herói da saga irá enfrentar um mal que personifica o ódio e violência contra as diversidades, usando a distorção de valores e preceitos religiosos para justificar seu ímpeto mortal.

https://twitter.com/rextod/status/1541905572353671170

A saga que chegou a concorrer ao Troféu HQ Mix pela categoria “publicação de humor”, ganhou edições impressas graças às campanhas de financiamento coletivo bem sucedidas. Neste ano, ainda sem apoio de uma editora, Adri A. recorre mais uma vez à modalidade para viabilizar a nova publicação. Dentre as dificuldades de inserção no mercado de larga escala, o quadrinista explica que poucas obras voltadas para as comunidades LGBTQIAPN+ conseguem ‘furar a bolha’. “Quando vc produz uma obra com esse tipo de protagonismo, essa obra vai ser facilmente considerada ‘de nicho’ e consequentemente vai deixar de acessar uma parcela do público, tanto de quem consome quanto de quem investe nessas produções.” revelou e prosseguiu “É uma pena, porque muita gente deixa de acessar produções muito interessantes por serem consideradas ‘gay’ ou ‘queer’, mas essas não deixam de ser ótimas obras de aventura, drama, terror etc.” lamentou o autor.

@rex.tod 5 MOTIVOS PRA APOIAR O CATARSE DO CARA-UNICÓRNIO Apoie em www.catarse.me/carauni_cap10 #caraunicornio #quadrinhos #quadrinhosnacionais #queercomics #gibigay #lgbtqia #lgbtq #crowdfunding #catarse ♬ Canyons – Official Sound Studio

A campanha de financiamento coletivo do capítulo 10 de CARA-UNICÓRNIO, que fica no ar até o dia 5 de novembro através da plataforma Catarse, tem como objetivo viabilizar a impressão de 300 unidades coloridas da publicação de 44 páginas. Dentre as recompensas estão adesivos, imãs, pins, bolsas e até mesmo edições anteriores de CARA-UNICÓRNIO, de acordo com o valor escolhido. O apoio mínimo de R$25 garante uma cópia impressa de “Sevícia Total” o capitulo 10 da obra de Adri A.

Leia mais:

Shea Couleé entra para o elenco da série Ironheart do Universo Cinematográfico da Marvel

Rompendo fronteiras geográficas, Pedro Rhuas chega na Bienal do Livro de São Paulo para ajudar a colocar em destaque histórias LGBTQIAP+ e fora do eixo RJ – SP

O Sexo da Palavra: como uma editora resgatou o primeiro pornô homoerótico do Brasil