Com diversas pautas que pensam em uma política para todas e todos, Junior Manchineri tem a política popular, direitos humanos e o bem viver como eixos da sua campanha

Foto: Daldeia

“A política, ela é transformação, e só com a política que a gente pode possibilitar realidades melhores para todos nós”. Junior Manchineri vem de uma família de luta. Seus avós paternos lutaram pelo reconhecimento e demarcação da Terra Indígena Mamoadate, no Acre, e seus pais se conheceram no dia do enterro de Chico Mendes. Ele é o candidato indígena mais jovem do Brasil, e também uma liderança que busca políticas públicas para os povos indígenas e luta contra a fome, entre outras pauta importantes como a juventude, cultura e bem-viver.

Junior é estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal do Acre e tem eixos centrais em sua campanha que envolvem direitos humanos e compromisso com as populações indígenas, negras e comunidades tradicionais, além da atenção à sociobiodiversidade. Entende também a importância da educação, com propostas para maior acesso à ciência e tecnologia em escolas urbanas, de aldeias e que estão na floresta, e também a formação continuada e valorização de professores e professoras. Tem foco na juventude trabalhadora, na diversidade e não se esquece da importância do bem-viver, que envolve desde ações de combate à violência de gênero e feminicídio, ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS) e investir na saúde de populações negras, indígenas e de comunidades tradicionais.

A crise climática, Meio Ambiente e a sustentabilidade também são eixos importantes de sua campanha e propõe um grupo de trabalho entre os poderes para dialogar sobre as queimadas e fumaça no Acre e também fiscalizar o uso de recursos internacionais, além do apoio à agricultura familiar, criação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) e hortas comunitárias.

“A política, ou melhor, a democracia, ela é construída com a população. E hoje a gente não tem políticos ou uma política que atenda a demanda de quem mais precisa. Então a gente vem construindo uma proposta participativa, porque não existe nada mais democrático do que a participação da população na construção de um mandato”

NINJA nas eleições

Esta entrevista faz parte de um projeto autônomo da Mídia NINJA para visibilidade para candidaturas antifascistas.

Quer saber mais da candidato? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/jmanchineri
▪️ Facebook – facebook.com/junior.manchineri
▪️ Twitter – twitter.com/JManchineri