Aumento do câncer de início precoce pode ser apenas “a ponta do iceberg” para o aumento acentuado das taxas de muitas doenças crônica

Foto: PixaBay

Um estudo realizado por pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, da faculdade de medicina da Universidade Harvard revela que a incidência de câncer de início precoce (aqueles diagnosticados antes dos 50 anos), incluindo câncer de mama, cólon, esôfago, rim, fígado e pâncreas, entre outros, aumentou dramaticamente em todo o mundo por volta de 1990. Em um esforço para entender por que muitos indivíduos mais jovens estão sendo diagnosticados com câncer, os cientistas realizaram extensas análises de dados disponíveis na literatura e online, incluindo informações sobre exposições precoces que podem ter contribuído para esta tendência.

Para conduzir o estudo, foram analisados pela primeira vez dados globais que descrevem a incidência de 14 tipos diferentes de câncer que mostraram incidência aumentada em adultos antes dos 50 anos de 2000 a 2012. Em seguida, a equipe pesquisou estudos disponíveis que examinassem tendências de possíveis fatores de risco, incluindo exposições precoces na população em geral. Finalmente, a equipe examinou a literatura que descreve as características clínicas e biológicas do tumor de cânceres de início precoce em comparação com cânceres de início tardio diagnosticados após os 50 anos.

“A partir de nossos dados, observamos algo chamado efeito de coorte de nascimento. Esse efeito mostra que cada grupo sucessivo de pessoas nascidas mais tarde (por exemplo, uma década depois) tem um risco maior de desenvolver câncer mais tarde na vida, provavelmente devido a fatores de risco a que foram expostos em uma idade jovem”, explicou Shuji Ogino, professor e médico-cientista do Departamento de Patologiado Brigham. “Descobrimos que esse risco está aumentando a cada geração. Por exemplo, as pessoas nascidas em 1960 experimentaram maior risco de câncer antes de completar 50 anos do que as pessoas nascidas em 1950 e prevemos que esse nível de risco continuará a subir em gerações sucessivas”.

O aumento do câncer de início precoce pode ser apenas “a ponta do iceberg” para o aumento acentuado das taxas de muitas doenças crônicas em pessoas mais jovens. O estudo encontrou aumentos significativos para 14 tipos de câncer: de mama, rim, fígado, pâncreas, próstata, tireoide, pâncreas, cabeça e pescoço, cólon, útero, medula óssea, vesícula biliar, esôfago e ducto biliar extra-hepático – pequenos tubos que transportam a bile do fígado e da vesícula biliar para o intestino delgado. Desses, oito estão relacionados a problemas digestivos: câncer de cólon, esôfago, via biliar extra-hepática, vesícula biliar, cabeça e pescoço, fígado, pâncreas e estômago.

Acredita-se que o rápido aumento do consumo de alimentos ultraprocessados seja a principal razão para o aumento dos casos de início precoce. Alimentos, como batatas fritas, nuggets de frango e refeições prontas de baixa qualidade, contêm pouco ou nenhum alimento não adulterado e, agora representam pouco mais da metade da dieta da população mundial.

“Entre os 14 tipos de câncer em ascensão que estudamos, oito estavam relacionados ao sistema digestivo. A comida que comemos alimenta os microorganismos em nosso intestino”, disse o Dr. Tomotaka Ugai – coordenador principal da pesquisa. “A dieta afeta diretamente a composição do microbioma e, eventualmente, essas mudanças podem influenciar o risco e os resultados da doença”.

O consumo de alimentos ultraprocessados começou a aumentar em meados do século 20, juntamente com muitos outros possíveis fatores de risco, como ingestão de carne vermelha, obesidade, sedentarismo, diabetes, álcool, uso de antibióticos, alterações no padrão de sono e poluição do ar e da água”, disse.

Outros fatores de risco incluem bebidas açucaradas, diabetes tipo 2 , obesidade, estilo de vida sedentário e consumo de álcool, que aumentaram significativamente desde a década de 1950.Claro, este estudo está longe de ser conclusivo. É uma revisão de estudos existentes. Portanto, a equipe não conseguiu fazer nenhuma alteração aqui e medir diretamente os impactos.

Eles também não tinham muitos dados de países de baixa e média renda para continuar, mas sugerem que “o aumento de cânceres de início precoce provavelmente será cada vez mais proeminente nesses países, potencialmente levando a um câncer global de início precoce pandemia”.

A equipe agora continuará seu trabalho e espera poder estabelecer estudos de coorte longitudinais no futuro, que envolverão crianças pequenas sendo acompanhadas por várias décadas.

“Sem esses estudos, é difícil identificar o que alguém com câncer fez décadas atrás ou quando era criança”, diz Ugai.

A esperança a longo prazo é que possamos educar às pessoas a terem estilos de vida mais saudáveis em seus primeiros anos, para reduzir o risco de câncer de início precoce. Mas ainda há muito trabalho a ser feito para entender completamente como chegamos aqui e para onde ir a seguir.

Leia a pesquisa completa na Nature Reviews Clinical Oncology