Comissão Parlamentar de Inquérito terá duração de 180 dias. CPI busca apurar responsabilizações sobre a invasão de Brasília

Foto: Adriano Machado/Reuters

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) decidiu instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os ataques aos três poderes, no domingo (8), e à sede da Polícia Federal, em 12 de dezembro, ambos em Brasília. A comissão pede autorização para requisitar, em caráter transitório, servidores da CLDF ou de qualquer órgão ou entidade da administração pública do DF.

De acordo com o documento que atingiu 24 assinaturas, a Comissão Parlamentar de Inquérito terá duração de 180 dias — podendo ser prorrogada por mais 90 dias — e será composta por sete membros, de acordo com a representação parlamentar na Câmara

Poderes sofreram “brutais ataques jamais vistos na história brasileira”, conforme o documento. Segundo o requerimento, a violência representa um retrocesso para a sociedade.

Os parlamentares destacam ainda que, por causa da invasão deste domingo, foi necessária a decretação de uma intervenção federal na segurança pública do DF, o que representa o “mais grave instrumento de cerceamento da autonomia política desse ente subnacional”.

Em coletiva de imprensa realizada nessa segunda (9), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que mais de 1,5 mil golpistas foram presos ou detidos sob acusação de participarem da tentativa de golpe em Brasília. Conforme o ministro, os inquéritos policiais estão sendo realizados pela Polícia Federal e Civil, e mira financiadores e organizadores.

*Com informações do G1

Leia mais:

Após 70 dias, chega ao fim acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

Mais de 1,5 mil terroristas já foram presos ou detidos em Brasília, diz Flávio Dino

Parlamentares protocolam pedido de impeachment do governador do DF