Cacica Irê é candidata à deputada estadual pelo PCdoB no Ceará. Fotos: Alice Aedy e Eric Terena

Juliana Alves é cacica de seu povo Jenipapo-Kanindé, natural de Aquiraz, primeira capital do Ceará, situada na Região Metropolita de Fortaleza. É uma liderança indígena formada desde sua infância lutando ao lado de sua mãe Cacique Pequena pela garantia do direito à vida, educação, saúde e terra para os povos Indígenas.

Cacika Irê é uma das fundadoras da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e, atualmente, é vice coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (AMICE). Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará e pré-candidata à deputada estadual pelo PCdoB.

Relembra que a política partidária não é pensada para as mulheres nem para os povos indígenas e entende que esse é um desafio que precisa ser superado. “Aldear a política para nós mulheres indígenas é ocupar esse espaço. É sair do chão na aldeia e entrar para esse espaço legislativo” e relembra que é “nessas assembleias e câmaras que tudo é decidido e tudo muitas vezes é golpeado”.

É com a força da natureza e de seu povo que Cacika Irê tem buscado se manter firme na luta em prol do bem viver não só dos povos indígenas, mas atua em outros movimentos sociais. Deste modo, levanta a bandeira de luta de causas sociais, das minorias, das mulheres, das pessoas LGBTQI+, das negras e dos negros e da defesa do meio ambiente. Como parlamentar, vai ajudar a organizar a “Bancada do Cocar” no legislativo e juntar forças para que os movimentos sociais possam ter mais vez e voz nos espaços políticos.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/cacika_ire
▪️ Facebook – facebook.com/cacikaire65234
▪️ Twitter – twitter.com/Cacica_Ire

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher