Foto: Boston Dynamics

Singapura está testando um novo método para manter a distância social entre as pessoas nas ruas: a partir de sexta-feira, 8, o governo anunciou que Spot, um cachorro-robô, vai levar uma mensagem gravada aos visitantes de um parque em um teste que deve durar algumas semanas.

O cachorro, que já é conhecido por fazer inspeções em canteiros de obras, tem câmeras para ajudar no monitoramento de quantas pessoas estão reunidas nos parques, mas o governo garantiu que elas não são capazes de rastrear nem identificar indivíduos. Ele também reforça por mensagens a necessidade de manter a distância social nas ruas.

A ideia do uso do robô é melhorar o distanciamento social, já que Singapura enfrenta um aumento nos casos de coronavírus após um bem sucedido início no combate a doença. Singapura tem mais de 23 mil casos confirmados e violações das regras de quarentena podem resultar em multas e até prisão: as pessoas podem sair de casa para atividades essenciais, como compras em supermercados, usando máscaras o tempo todo em lugares públicos, e exercícios ao ar livre são permitidos, mas nunca em grupos.

Apesar de inofensivo, a internet reagiu e lembrou dos cachorros assassinos do episódio Metalhead, da série Black Mirror, que foram inspirados no modelo de Spot, segundo Charlie Brooker, criador da série em entrevista à Entertainment Weekly em 2017.