Foto: bbc

Ao redor do mundo, centenas de pessoas vem se mobilizando para ajudar de muitas formas no combate ao novo coronavírus. Agora foi a vez do britânico Tom Moore, um veterano de guerra de 99 anos, que arrecadou mais de 15,4 milhões de libras esterlinas (R$ 100,2 milhões) para o combate à pandemia de Covid-19, quantia que será totalmente destinada ao financiamento da saúde pública do Reino Unido.

Moore estabeleceu, na semana passada, a meta de completar 100 voltas ao redor do jardim, em um trajeto de 25 metros, antes de completar 100 anos, no dia 30 de abril. Com a ajuda de um andador, Moore, cuja campanha viralizou e comoveu o país, conseguiu nesta quinta-feira cumprir o objetivo. Ele afirmou que queria fazer este gesto, com cerca de dez voltas por dia, em agradecimento ao atendimento que recebeu quando fraturou o quadril e foi curado de um câncer.

O objetivo inicial era arrecadar mil libras (R$ 6,5 mil) para o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), mas as expectativas foram superadas de forma quase inacreditável. Até o momento mais de 760 mil pessoas doaram para a causa.

“Obrigado a todos pelo incrível apoio. Foi uma experiência memorável, muito obrigado”, escreveu Moore em seu perfil no Twitter após terminar o percurso na casa onde mora, no condado de Bedfordshire, no sudeste da Inglaterra. O momento foi transmitido ao vivo pela “BBC”.