Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde

O nordeste segue dando um banho na gestão da crise do novo coronavírus, propondo e colocando em ação medidas para cuidar da população.

A união dos 9 estados do Nordeste criada para combater o novo coronavírus na região, chamada de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), oficializou a criação da Brigada Emergencial da Saúde nesta terça-feira, 28, com determinação publicada no Diário Oficial da Bahia.

A Brigada regulamenta as ações a serem tomadas na luta contra o vírus nos estados, com medidas como a convocação de médicos brasileiros formados no exterior e estudantes de graduação, a distribuição de recursos captados e insumos como EPIs de acordo com a necessidade de cada local em cooperação entre os consorciados.

O objetivo principal da Brigada é garantir prevenção e assistência à população afetada, controle e contenção de riscos, danos e agravos a saúde pública, conforme documento publicado pelo Consórcio.

Miguel Nicolelis, neurocientista, é um dos coordenadores do comitê científico e comentou em entrevista ao Brasil de Fato sobre a estratégia de atuação dos profissionais contratados – um aplicativo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por onde a população fornece dados sobre sintomas e infectados, ajudando no mapeamento de casos, para rápida ação, controle, isolamento e tratamento.

Os novos profissionais também passarão por treinamentos e validação antes de ir a campo, e a proposta é que o trabalho desses profissionais seja móvel – se desloquem para ajudar no atendimento preventivo.