Aeroporto de Lisboa vive dia de caos com brasileiros tentando embarcar no último dos seis voos de repatriação pelo Itamaraty

Foto: Antonio De Lorenzo

Centenas de brasileiros se amontoam no aeroporto de Lisboa, em Portugal, para conseguir voltar para o Brasil no voo de repatriação disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores. O próximo voo previsto tem capacidade para mais de 300 passageiros e irá privilegiar viajantes retidos em território português devido ao cancelamento de voos comerciais, no contexto da epidemia da covid-19.

A brasileira Rilane Oliveira, que possui uma conta no Instagram @melevapracasabr, informou que a situação no aeroporto na manhã desta segunda-feira (27) foi caótica. Ela explica que são brasileiros que preferem ficar no aeroporto para conseguir uma vaga no voo de repatriação, que é o último dos seis voos divulgados para operação de repatriação, nos últimos dias.

As portas do aeroporto estão fechadas para o público. O acesso ao terminal é liberado apenas para quem tem passagem marcada e confirmada. Com isso, os brasileiros tiveram que passar a noite nos arredores e a polícia de Lisboa foi acionada.

“Na noite de domingo (26) houve um princípio de confusão, onde a polícia portuguesa ameaçou separar as crianças das mães e levar a abrigos. Na manhã desta segunda, uma rede de televisão brasileira foi impedida de registrar a situação das pessoas. Está um caos isso aqui”, informa Rilaine.

Em entrevista a uma emissora portuguesa, o Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Lisboa, Eduardo Hosannah, disse que conseguiu hospedagem e alimentação para alguns dos que estão no aeroporto. “Gostaria de ter muito mais recursos para poder hospedar em hotéis e dar alimentação, pois muitos estão doentes”, afirma.

Sobre a ida dos brasileiros ao aeroporto, o consulado garante que só notificou as pessoas com voo já confirmado. “Tem pessoas que foram lá por e-mails, não se sabe de quem, dizendo que haveria voos, e isso causou mais tumulto”, diz Hosannah.

ITAMARATY

Em nota, o Departamento de Comunicação Social do Itamaraty criticou parte do grupo que optou por não deixar as instalações do aeroporto, com o argumento “descabido” de que a presença pressionaria o Consulado-Geral a contratar voos adicionais para quem não seguiu as instruções prévias ou não se enquadrava no universo dos indivíduos passíveis de repatriamento.

“Com a cooperação de entidades beneficentes (notadamente igrejas próximas à comunidade), o Consulado-Geral em Lisboa obteve instalações para o alojamento dos brasileiros que se encontravam no aeroporto, na noite de domingo”, informou o Itamaraty.

No total, 1.494 brasileiros em Portugal já foram beneficiados com voos de repatriação. O país é o que concentra o maior número de brasileiros retidos no exterior.

O Itamaraty também informa que o embarque de passageiros que residentes em território português, sem passagens para regressar ao Brasil — serão contemplados “apenas em atenção a circunstancias humanitárias excepcionais”.

CADASTRO

Brasileiros que se encontram em situação de dificuldade no exterior devem solicitar ajuda ao consulado ou à embaixada em sua respectiva região. Informações detalhadas podem ser encontradas na seguinte página.

Outra medida sugerida pelo setor de Comunicação Social do Itamaraty é acompanhar as mídias sociais do departamento, onde são informados os voos de repatriação realizados. Twitter Facebook Instagram