Foto: arquivo pessoal

Um gênio, Theo Costa Ribeiro tem apenas 5 anos de idade e já integra a Mensa Internacional, uma das mais importantes sociedades de pessoas de alto QI. Antes dele, Gustavo Saldanha, de 8 anos, era o brasileiro mais novo a integrar o seleto grupo internacional. Em entrevistas à imprensa, os pais revelam sobre os planos para o futuro do pequeno gênio.

Uma criança “alegre, carinhosa, que adora brincar com os amigos, fascinada por dinossauros e a saga de Harry Potter”, como aponta o Correio Braziliense, os pais Ygor Tazinaffo e Jessica Costa já sabiam que Theo era no mínimo inteligente. Eles procuraram, então, fazer testes de QI fora do país.

“Decidimos fazer os testes como resultado do relato da escola sobre o desempenho do Theo. Eles nos explicaram que ele, quase certamente, seria classificado como superdotado, e que isso requereria atenção especial da escola e dos professores, para garantir estímulo adequado”, conta a mãe, Jessica Costa, ao Correio Braziliense.

O menino fez um teste de 6 dias que, conforme informado na CNN, é um dos mais completos que existem. Fez 146 pontos, equivalente a 99,8 de percentual. O teste comprova que com 5 anos, Theo tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15.

“Theo foi submetido a 6 dias de testes completos que analisaram todas as nuances cognitivas. Posso afirmar que temos um promissor gênio brasileiro”, disse à CNN Fabiano de Abreu Agrela, que é PhD em neurociências e atualmente assessora o garoto.

“Há quem considere o gênio uma pessoa criativa que descobre algo ou tem feitos relevantes. Mas dentro da cultura dos padrões de superdotação, gênio seria quem alcança pontuações acima de 144 pontos de QI, desvio padrão 15. Para ser mais exato e assertivo a nível mundial, acima de 99 de percentual”, detalhou o neurocientista ao Correio Braziliense.

Foto: Arquivo Pessoal

Futuro

Conforme a CNN, Theo já tem garantida uma bolsa de estudos para a Logos University, na Flórida, Estados Unidos. Os pais planejam uma vida fora do Brasil, onde Theo fique mais próximo de conquistar outras vitórias e boas oportunidades. O plano é que Theo consiga bolsas em universidades como Harvard e Oxford.

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) não permite avançar mais de duas séries, mesmo com os testes comprovando a capacidade intelectual avançada. Ainda assim, os pais preferem ter calma ao avançar etapas. O garoto já conseguiu avançar uma série e está atualmente no 2º ano do ensino fundamental.

“Existia a possibilidade de adiantar mais que um ano, mas optamos por ir aos poucos, pois o emocional é importante também. O Theo foi muito bem e não nos surpreendeu em ter feito amizade rapidamente com os novos colegas”, comentou Tazinaffo à CNN.