O evento ocorreu na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, e reuniu autoridades, professores, estudantes e membros da comunidade acadêmica

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

“Os últimos anos foram de ataques às universidades, à produção científica e à educação como um todo. Tempo de anti-ciência, de obscurantismo. Felizmente, esse tempo ficou para trás”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta quinta-feira (25), no evento em comemoração aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia ocorreu na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, e reuniu autoridades, professores, estudantes e membros da comunidade acadêmica.

Durante seu discurso, em referência ao governo Bolsonaro, o presidente Lula destacou os desafios enfrentados nos últimos anos em relação às universidades, à produção científica e à educação no país. Ele ressaltou que esse período foi marcado por ataques e obscurantismo, mas afirmou que agora é tempo de reconstrução e respeito às instituições de ensino.

O presidente também foi homenageado com a medalha Armando Salles de Oliveira, a mais alta honraria da USP. Em discurso, o petista disse que não teve a oportunidade de fazer uma graduação, mas que foi apoiado por muitos intelectuais da instituição na sua trajetória política.

Lula enalteceu o papel da USP na formação de líderes e intelectuais do país, mencionando figuras ilustres que passaram pela universidade. Além disso, destacou a importância da democratização do acesso ao ensino superior, evidenciada pela entrada crescente de estudantes das escolas públicas na USP.

“Hoje, mais da metade dos estudantes da USP vieram da escola pública. Isso significa que, desde sua adesão ao sistema de cotas, a USP está mostrando que, para fazer parte do chamado ‘berço do conhecimento’, não é preciso nascer em berço de ouro”, afirmou o presidente, elogiando a política de cotas que contribuiu para a diversificação do perfil dos estudantes.

O presidente Lula também ressaltou os investimentos feitos em sua gestão anterior na educação, desde a creche até a pós-graduação, incluindo a criação de novas universidades e institutos federais. Ele expressou sua confiança de que o Brasil tem potencial para se tornar a “grande potência sustentável do século 21”.

Além dos temas educacionais, o presidente fez referência à importância da democracia e relembrou a data do comício das “Diretas Já” em 1984, enfatizando a relevância contínua da defesa da democracia. Ao final do discurso, Lula agradeceu à USP por sua contribuição ao desenvolvimento do país e reforçou a parceria na construção de um futuro mais promissor para todos os brasileiros.