Por Antônio Fernandes

A espera acabou! A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 amanhã. Depois de um período de mais de 4 anos, a amarelinha entrará em campo nesta quinta-feira (24) contra a seleção da Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

Historicamente, o Brasil nunca perdeu um jogo em estreia desde que a copa começou a ser disputada em fases de grupo. Em 2018, em um jogo duro contra a seleção da Suíça (que também enfrentará o Brasil), a seleção estreou com empate, com gol de Coutinho, em um jogo de poucas oportunidades. Em 2014, no Brasil, nossos adversários foram os croatas, que abriram o placar com um gol contra, do lateral Marcelo, mas com dois gols de Neymar, a seleção brasileira conseguiu a virada e garantiu a vitória por 3×1.

Foto: Joe Klamar

Na Copa da África, em 2010, a seleção brasileira estreou com vitória de 2×1 contra a equipe norte coreana, placar que se repetiu na estreia em 2002, contra a Turquia. Em 2006, em mais uma estreia cercada de tensão, o Brasil venceu a seleção croata por 1×0, com um belo gol de Kaká.

Foto: Fernando Maia

O Brasil tem um histórico de bom desempenho em seus primeiros jogos de Copa do Mundo, validando o favoritismo dos torcedores quando entra em campo. Apesar da ansiedade dos atletas no começo da competição, esperamos que o aproveitamento se mantenha, e que consigamos estrear com vantagem.