Izabella Teixeira disse à Reuters que o Brasil quer contar também, com o envolvimento de outros países da Pan-Amazônia

Aliança prevê conservação de florestas e desenvolvimento de ações de enfrentamento a mudanças climáticas (Mídia Ninja)

 

Brasil, República Democrática do Congo e a Indonésia têm juntos, 52% de todo o território de florestas tropicais do planeta. E agora, depois de algum tempo de negociações sobre a possibilidade de formarem uma aliança trilateral, oficializaram a parceria. Isso ocorreu na segunda-feira (14), em Bali (Indonésia), antes do encontro do G20, que reúne as maiores economias do mundo.

A aliança prevê no acordo que os países devem receber recursos por reduzir o desmatamento e manter as florestas como sumidouros de carbono, informa a Reuters. Além é claro, de pensarem juntos ações de enfrentamento à crise climática. De outro lado, também idealizará um mecanismo de financiamento sustentável para ajudar os países em desenvolvimento, como por exemplo, aumentar o financiamento por meio do programa REDD+ (Emissões por Desmatamento e Degradação Evitados) das Nações Unidas para reduzir o desmatamento.

Ao tempo em que na mesma semana, ocorreram a COP e o G20, a assessora ambiental de Lula, a ex-ministra Izabella Teixeira disse à Reuters que o Brasil quer contar com o envolvimento de outros países da Pan-Amazônia, que são ao todo, nove.

O acordo começou a ser negociado na COP26, que ocorreu em Glasgow. E agora, às vésperas do início do governo Lula, se consolida. Assinou o documento em nome do Brasil, o embaixador José Amir Dornelles e pela Indonésia, o ministro de Investimentos, Luhut Pandjaitan. A República Democrática do Congo foi representada pela vice-primeira-ministra e também Ministra do Meio Ambiente, Ève Bazaiba.