Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Cleizer Maciel

Em partida com gol de Neymar, Brasil perde nos pênaltis e dá adeus à Copa do Catar. Um jogo quente. Assim começou a partida que definiu o destino do Brasil na Copa do Catar. Logo nos primeiros minutos a seleção brasileira já tentava manter o domínio com a posse de bola e sendo agressivo na marcação. A primeira cega mais incisiva foi logo aos 4 minutos da partida como uma pequena amostra das pretensões dos comandados de Tite.

O primeiro susto do Brasil não foi provocado pelos croatas mas por uma reação de Richarlison que levou a mão na coxa duas vezes e logo aos sete minutos fez com que Tite mandasse Fred e Pedro para o aquecimento. Logo aos 9 minutos Vini Jr teve chance de arriscar o chute para o gol mas preferiu o passe naquela que seria a chance mais clara até aquele momento da partida.

A Croácia respondeu com uma chegada aos 12 minutos. Cruzamento da direita e o atacante Perisic pegou mal na boa. Ainda assim, os croatas seguiram respondendo e no lance seguindo conseguiram cavar o primeiro escanteio da partida. Com 14 minutos de bola rolando, a Croácia seguiu insistindo e pressionando o Brasil dando demonstrações de força e intensidade.

Com um pouco mais de volume de em função da superioridade no meio de campo, a seleção da Croácia estava clara nas respostas mais organizadas. O Brasil só incomodou nas tentativas de jogadas individuais de Vinicius Jr e Neymar.

Aos 30 minutos a Croácia seguia apresentando melhor futebol com saídas rápidas e expondo a principal fragilidade da seleção brasileira com jogadas sempre feitas nas costas de Danilo que jogou improvisado na lateral esquerda.

O primeiro tempo fechou com uma clara superioridade na marcação feita pela seleção da Croácia que teve também as chances mais perigosas, todas defendidas com sucesso pela seleção canarinho.

O segundo tempo iniciou com o Brasil perdendo chances claras de gol logo aos dois minutos de jogo. O VAR chamou para consulta de um possível pênalti que não foi confirmado. O Brasil assustou mais do que em todo o primeiro tempo da partida. A Croácia seguiu insistindo em jogar às costas de Danilo.

Passado o susto, a Croácia seguiu marcando melhor, respondendo melhor e jogando melhor com um futebol mais consistente. Aos 10 minutos do segundo tempo, Tite fez a primeira alteração buscando um time mais criativo. Tirou Raphinha e colocou Anthony para tentar ocupar mais espaços no território croata. Aos 20 minutos uma nova alteração. Com a entrada Rodrygo no lugar de Vini Jr, Tite trocou os dois homens que jogam pelos lados mas a seleção continuou sem criatividade com Neymar mais errando do que acertando em todas as suas tentativas.

O Brasil voltou a chegar com passe de Rodrygo para Paquetá que, mais uma vez, perdeu a chance na cara gol com a Croácia suportando completamente a pressão fazendo uma partida estratégica consistente.

https://twitter.com/i/events/1584702461436010496

https://twitter.com/sportv/status/1601265139642421248

https://twitter.com/Brasileirao/status/1601264983102615553

Somente aos 30 minutos, com Neymar irregular, o Brasil voltou a chegar com perigo mas a jogada rendeu apensa um escanteio mal aproveitado. Aos 35, Lucas Paquetá conseguiu chutar depois de uma bola roubada por Richarlisson no meio campo mas, o goleirão croata conseguiu fazer mais uma defesa tranquila.

Tite voltou a fazer uma nova aposta e chamou o centroavante Pedro aos 37 minutos para substituir Richarlisson e tentar escorar a bola para os homens que vem de frente para o gol. O Brasil seguiu jogando mal até os 40 do segundo tempo e a Croácia claramente queria a prorrogação que se confirmou.

O talento de Neymar apareceu no último minuto do 1º tempo da prorrogação. Neymar conseguiu abrir o placar e marcou um gol histórico se igualando a Pelé com 77 gols pela Seleção Brasileira. No intervalo Tite reforçou o sistema defensivo promovendo a volta do lateral Alexsandro de Militão e Fred no lugar de Paquetá, tudo para segurar o resultado.

Aos 11 do segundo tempo da prorrogação, a Cróácia empatou com Bruno Petkovic que bateu e desviou no joelho de Marquinhos enganando Alisson e levando a partida para os pênaltis.

Com a partida nos pênaltis, tudo o que a Croácia propôs, o Brasil mostrou ineficiência e deu adeus à Copa do Qatar. Com dois pênaltis perdidos, o Brasil que não foi bem volta pra casa e adia mais uma vez o sonho do Hexa. A Croácia segue adiante sem mudar um centímetro do seu jogo e avançando sempre apostando no esgotamento mental dos seus adversários. Final triste com a queda da equipe que chegou como grande favorita ao título de 2022

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Brasil x Croácia: confira em tempo real os memes, imagens e comentários da partida no Catar