Ilustração: Imagine & Desenhe

Em uma forte mobilização nas redes e que marcou o Festival Lollapalooza, artistas se uniram em uma campanha para incentivar jovens brasileiros a tirarem o título de eleitor. Somente no mês de março, o Brasil ganhou mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos, que irão participar das eleições 2022. O prazo para o registro é no próximo dia 4 de maio.

Os dados foram apresentados na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da última terça-feira (5).

Quando comparados a fevereiro, os números mostram um crescimento de 27,6%, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para participar do pleito deste ano. Em relação a janeiro, os dados se mantiveram praticamente estáveis: foram 349.768 novos títulos concedidos no primeiro mês de 2022.

Entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos: foram 158.947 novos documentos concedidos em março.

Apesar do crescimento, a mobilização não pode parar. Faltando um mês para o fim do prazo de regularização do título de eleitor, só um em cada cinco jovens de 16 e 17 anos tem o documento no Brasil. Este contingente, embora tenha crescido nos últimos meses, representa 17% de seu potencial, já que a população brasileira com 16 e 17 anos é estimada em 6,13 milhões pelo IBGE. Ou seja, mais de 5 milhões de menores de idade podem tirar título, mas não o fizeram ainda.

Com informações do TSE

“Bora adolescentes”, Anitta e Bruna Marquezine interagem no Twitter em campanha por título eleitoral

Luísa Sonza: “Não adianta só gritar ‘Fora Bolsonaro’ nos shows”

“Não adianta chorar depois”. Campanha por título eleitoral ganha web; confira os memes