TSE rebate Bolsonaro desmentindo 20 alegações feitas em encontro com embaixadores e Edson Fachin sobe o tom e diz ser “inaceitável o negacionismo eleitoral”

Presidente Jair Bolsonaro em Encontro com chefes de missão diplomática. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR Ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Mauro Utida

Em uma cena constrangedora para a imagem do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o sistema das urnas eletrônicas e atacar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministros do Supremo Tribunal Federal (TSE) para uma platéia formada por dezenas de embaixadores no Palácio do Alvorada, que sequer aplaudiram o presidente após o discurso repleto de narrativas golpistas. O TSE rebateu o presidente desmentindo 20 alegações feitas no encontro que aconteceu nesta segunda-feira (18).

Entre as declarações rebatidas pelo TSE está a informação que um hacker teve acesso ao sistema interno da corte eleitoral, narrativa que já foi desmentida em 2020. Na ocasião, houve uma tentativa de invasão ao sistema interno do TSE, mas o ataque foi neutralizado e não afetou o sistema de totalização dos votos e, muito menos, o sistema das urnas eletrônicas que não funcionam em rede da internet.

Sem citar o nome do presidente, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, rebateu os ataques ao processo eleitoral e subiu o tom. “É inaceitável o negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade pública importante dentro de uma país democrático. É muito grave a acusação de fraude, mais uma vez, sem apresentar prova alguma”, declarou. E completou: “Mais grave ainda é envolver a política internacional e as Forças Armadas nesta contaminação. É hora de dizer basta a desinformação”.

Líderes da oposição no Senado anunciaram que planejam acionar o STF e TSE após Bolsonaro voltar a divulgar desinformação sobre o uso de urnas eletrônicas. O presidente da Câmara Arthur Lira, que é aliado do presidente, não se manifestou sobre as declarações até o momento.


Desmentindo Bolsonaro

Nas redes sociais, Bolsonaro foi taxado como o “mentiroso da República” ao repetir teorias da conspiração que costumam ser compartilhadas por seus seguidores. Houve também muitas pessoas que pediram uma manifestação contra o golpismo de Bolsonaro e em defesa da democracia.