Foto: Reprodução

Em live na noite desta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro explicava sobre 122 decretos de luto oficial que foram revogados por ele e pelo ex-presidente Fernando Collor. Um dos decretos se referia a Padre Cícero, cultuado religioso de Juazeiro do Norte, Ceará. Na explicação, Bolsonaro mencionou que Padre Cícero era de Pernambuco. Ele pediu aos assessores, ao vivo, que confirmassem a informação, mas, impaciente pela demora, diz: “Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô?”

“Pau de arara” é o termo conhecido para os caminhões irregulares que transportam passageiros em sua carroceria. Foi historicamente usado para transportar emigrantes pobres do Nordeste para o Sudeste, aglomerados e sem condições de segurança. Em termos pejorativos, é uma forma, portanto, de mencionar alguém associando as características de pessoa pobre à origem nordestina, revelando um forte preconceito de classe que habitualmente escapa nas falas do presidente da República.

O desconhecimento de Bolsonaro – e de seus assessores – sobre Padre Cícero também gerou irritação por meio da repercussão da live nas redes. Padre Morto em 1934 em Juazeiro do Norte (CE), Padre Cícero é reverenciado como santo no Nordeste e popularmente conhecido em todo o Brasil.