.

A vereadora de Porto Alegre, Laura Sito (PT), que faz parte da bancada preta da Câmara Municipal da capital gaúcha, realizou uma intervenção em um supermercado denunciando o alto valor do preço dos alimentos básicos consumidos diariamente pelos brasileiros.

Usando a famosa toalha do pré-candidato a presidência da república, Lula, ela colou nas estantes post-its contendo frases como, “com Lula, custava 1,86”, em alimentos atualmente custando 7,36. Em outros, usou a frase “tá caro, culpa do Bolsonaro”.

Recentemente, um levantamento mostrou a escalada brutal da fome no Brasil no dois anos de pandemia ao anunciar que há, atualmente, 33 milhões de pessoas passando fome todos os dias no país. Sob o comando do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil regrediu ao patamar de 30 anos atrás. Os dados foram divulgados no 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

A insegurança alimentar é hoje a realidade de 58,7% da população nacional. Isso significa que 6 em cada 10 famílias não têm comida garantida todos os dias, o que soma mais de 125 milhões de brasileiros. Entre eles, 33 milhões passam fome.