A saga para contratar um dos maiores artilheiros do futebol mundial começou bem antes das fases mais importantes da Copa do Mundo do Catar

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Texto de Cleizer Maciel

Entre Suárez e o Grêmio, dois nomes: Luis Fernando Martins e Manoel Severo. Dois santanenses que iniciaram um projeto ainda em 2013 em Sant´Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e ganharam o mundo fora de campo. Se dentro das quatro linhas o então goleiro e jornalista, Luis Fernando, não conseguiu chegar à carreira profissional, ao lado do parceiro Manoel Severo provou que a dupla está em grande fase ao não deixar escapar a oportunidade de participar da maior negociação do ano. A empresa é uma das responsáveis pela negociação que colocou não apenas Luis Suárez no Grêmio mas também Felipe Carballo, o camisa 10 considerado o melhor jogador do campeonato uruguaio de 2022. À reportagem do Correio do Pampa, Luis Fernando contou um pouco dos bastidores da negociação que encerrou no último dia de 2022 com a assinatura do contrato do maior artilheiro uruguaio da história aceitando vestir a camisa do Grêmio:

“Pra nós um orgulho imenso em participar dessa transferência através de uma empresa que surgiu em Livramento por dois santanense que estão batalhando nesse mundo do futebol. Nós participamos como intermediários junto a uma empresa uruguaia que é nossa parceira. Inclusive fomos até Montevidéu para tratar da assinatura do contrato. Estivemos presentes dando todo o suporte e para nós, conseguirmos participar desse momento é fundamental para abrir caminhos que certamente terão reflexos no 14 de Julho, onde estamos fazendo a gestão das categorias de base”, afirmou Luis Fernando.

Questionado sobre o tamanho do desafio para trazer um atleta da envergadura de Luis Suárez ao Grêmio, ele revelou que houve muita tensão nos bastidores já que trata-se de uma negociação volumosa e com cláusulas que precisavam ficar sempre muito bem claras atendendo aos pedidos do jogador.

“Trazer o Luis Suárez ao Grêmio foi um grande desafio. Durante a Eleição do novo presidente do Grêmio, através da empresa uruguaia, chegou o nome dele e apresentamos, o clube gostou e foi feita uma proposta ainda antes da eleição. O Suárez inicialmente recusou por que tinha pela frente a Copa do Mundo e tinha pretensão de ir para os Estados Unidos. Como tudo isso deu errado, a empresa uruguaia nos contatou novamente dizendo que ele estava disponível. Então, fomos atrás do Grêmio e iniciamos todos os trâmites. Entre idas e vindas, momentos de tensão, dúvidas para atleta, para o clube, e para nós, conseguimos ir adiante e participamos de todos os momentos. Inclusive da última reunião que iria selar o contrato. Ele sempre quis um contrato que fosse condizente com as condições dele e respeitamos isso. Conseguimos encontrá-lo na véspera do ano novo. Ele, um atleta muito família, nos recebeu com muito carinho. Conseguimos ter uma proximidade maior do complexo Luis Suárez na cidade de Canelones, por que até esse momento só tínhamos conversado com ele via vídeo. O resto é o que todos viram, com a grande festa organizada pela torcida e todos nós muito felizes com o resultado das negociações”, revelou o empresário.

Luis Fernando contou ainda que agora a relação com o Grêmio está com as portas mais abertas por que além de Suárez, a ML3Footbal, empresa dele e de Manoel Severo, conseguiu efetivar as duas maiores contratações para o tricolor nesse começo de temporada.