Copa de 1950 no Maracanã. Neste ano, Alemanha e Japão foram barrados de participar do Mundial após sanções da ONU. Foto: AP ASSOCIATED PRESS

Por Stefani L. Cezar

Muito se fala sobre a polêmica relação entre política e esporte. Há quem defenda que cada um dos campos deve se manter longe do outro. No atual cenário mundial, é praticamente impossível não enxergar política em nosso dia-a-dia, e isso também acontece no esporte.

Um exemplo claro disso foram as proibições de participação de países em diferentes edições da Copa do Mundo por infrações sociais, econômicas e políticas cometidas ao redor do globo e, por isso, separamos uma lista com os países que já foram impedidos de participar do evento e o contexto que os levaram a isso.

Alemanha e Japão

Em 1950, devido sanções impostas pela ONU (Organização das Nações Unidas) aos dois países pelos horrores causados durante a Segunda Guerra Mundial, as equipes foram proibidas de participar da edição do evento naquele ano, no Brasil.

África do Sul

Enquanto o regime do apartheid estava em ascensão com suas políticas de segregação racial intensas, a África do Sul foi proibida de participar das edições da Copa do Mundo entre 1961 e 1992. O país voltou a competir pelo título mundial em 1994, após 30 anos, mas foi desclassificado.

Rússia

Durante a Copa Mundial do Catar, a Rússia foi impedida de participar da competição, devido a invasão e investidas sobre a Ucrânia.

Os casos acima, assim como muitos outros, demonstram como a relação entre esporte e política têm aspectos em comum que não podem ser separados e que tem sido abordado por torcedores ao redor do globo. É por esse motivo também que muitos torcedores em todo o mundo manifestaram descontentamento com decisões tomadas pela FIFA na escolha da sede da Copa de 2022, que ressalta a incoerência da Federação, trazendo novamente ao holofote a importância da discussão de ambos os temas.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube