De acordo com informações do Ministério da Saúde, até o dia 1º de março, foram distribuídas 1.235.236 doses da vacina para 521 municípios de regiões endêmicas do país

Foto: Edu Kapps/MS

Desde o início da campanha de vacinação contra a dengue, em 9 de fevereiro, apenas 11% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios foram aplicadas no público-alvo da campanha. Os dados revelam uma preocupante falta de adesão à vacinação, em um momento em que o país enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, até o dia 1º de março, foram distribuídas 1.235.236 doses da vacina para 521 municípios de regiões endêmicas do país. No entanto, apenas 135.599 doses foram aplicadas no público-alvo, que são as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, comentou sobre os desafios enfrentados na campanha, destacando questões como a distribuição das doses, comunicação e adesão da população.

Os números alarmantes não são apenas um reflexo da baixa adesão à vacinação, mas também evidenciam a gravidade da situação da dengue no país. O Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de casos prováveis e confirmados de dengue neste ano, um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrava 207.475 casos.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, até o momento, foram confirmadas 256 mortes relacionadas à dengue, com mais 651 em investigação. Comparativamente, em 2023, foram registradas 149 mortes no mesmo período.

O público-alvo da campanha de vacinação corresponde a um total de 3,2 milhões de pessoas, e o Ministério da Saúde recebeu um total de 6,5 milhões de doses para atender a esse grupo com um esquema vacinal em duas doses.

Além dos desafios enfrentados na campanha de vacinação, o Brasil também enfrenta altos casos de dengue em diversos estados, com o Rio de Janeiro sendo particularmente afetado. O estado já registrou mais de 80 mil casos e 14 mortes pela doença, levando o governo estadual a decretar epidemia.

*Com informações do G1