Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Cerca de 3,5 milhões de pessoas ainda não movimentaram os recursos disponíveis pelo Auxílio Emergencial, segundo balanço da Caixa Econômica Federal divulgado neste domingo (10).

Os pagamentos começaram há mais de um mês, no dia 9 de abril e de acordo com o banco, 93% dos beneficiários já fizeram algum tipo de movimentação, entretanto ainda há muitos que não conseguiram acessar o recurso.

A Mídia NINJA tem recebido denúncias das dificuldades encontradas, seja pela falta de ferramentas tecnológicas, pelas filas gigantescas nas agências da Caixa, aumentando inclusive a possibilidade de contaminação devido a aglomeração gerada no tempo de espera, ou ainda pela dificuldade de acesso às agências bancárias.

Para atender e facilitar o acesso às populações que vivem na região amazônica por exemplo, o Tribunal Regional Federal determinou, dentre outras medidas, que prazo para saque do auxílio emergencial seja estendido por mais seis meses. De acordo com a ação do MPF, o curto prazo motivava o deslocamento dos indígenas das aldeias para a sede dos municípios, descumprindo as orientações de isolamento social e se expondo ao risco de contrair a Covid-19.

Outro pedido do MPF atendido pelo TRF1 trata da adequação do aplicativo destinado ao acesso ao auxílio emergencial, “Caixa Tem”, para possibilitar cadastro e acesso ao auxílio exclusivamente via internet, pelo site ou aplicativo, sem necessidade de confirmação por SMS ou meio telefônico, considerando que parte das comunidades possuem o acesso à internet – em escolas por videoconferência, postos de saúde ou do Exército – mas não possuem sinal de telefonia. O prazo especificado para o cumprimento da medida é de 15 dias.

Ainda serão pagas mais duas parcelas do auxílio, previstas para maio e junho, com datas determinadas para cada grupo beneficiado.