Um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como “autos de resistência”, classificação rotineiramente utilizada para se evitar que os policiais sejam responsabilizados pelos homicídios, já que eles alegam ter atirado em legítima defesa.

O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.

O problema é que ninguém tem o direito de tirar uma vida com base apenas na chamada “resistência à prisão”. Hoje essas mortes são denominadas “mortes em decorrência de ação policial”, e continuam sendo uma prática comum da polícia. Até hoje o relatório da CPI da Alerj sobre autos de resistência não foi votado pelos resultados.

O filme “Auto de Resistência” foi selecionado para o Festival “É Tudo Verdade” 2018, Festival Internacional de Documentários.

Confira o trailer

 

Confira abaixo o calendário de exibições

São Paulo

13/04 – 19H
Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424)

13/04 – 21H
Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424)

19/04 – 15H00
Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109)

Rio de Janeiro

15/04 – 20H30
Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Patria, 88)

17/04 – 16H
Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476)