São Luís: elevação em azul à esquerda até 1,5° C e elevação azul à direita se a temperatura aumentar 4° C (Climate Central)

 

Por: Júlia Machado, da Cobertura Colaborativa NINJA na COP26 

Um estudo realizado pelo Climate Central, uma organização de pesquisas sem fins lucrativos, prevê que 50 cidades no planeta correm risco de sofrer inundações ou até mesmo desaparecer do mapa se ações para redução de emissões de CO2 não forem tomadas. Sete cidades do litoral brasileiro aparecem parcialmente submersas nas imagens manipuladas para simular o aumento dos oceanos. São elas: Rio de Janeiro (RJ), Recife (PB), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos (SP) e São Luís (MA). 

O aumento de temperatura derrete as calotas polares e por consequência aumenta o nível dos oceanos elevando consideravelmente o risco de inundações nas cidades costeiras, a pesquisa que contou contou com apoio da Universidade de Princeton e do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático, na Alemanha, trabalhou com a construção de cenários para um aumento de 3°C em relação à temperatura média do planeta durante o período pré-industrial. Essa é uma projeção do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU que afirma que se as emissões continuarem nos níveis atuais, até o fim do século a temperatura pode aumentar em 3°C.

Em 2018, o IPCC comprovou um aumento de 1,07°C na temperatura média do planeta em comparação ao período pré-industrial, na melhor estimativa dos especialistas será possível conter o aquecimento em 1,5°C até 2040. Para isso acontecer é indispensável que ocorra uma mobilização dos governos para reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030

Para efeito de comparação, o estudo do Climate Central usou fotos dos locais em risco projetando o aquecimento em 1,5°C e em 3°C. As imagens estão disponíveis no site Picturing Our Future e os usuários podem selecionar pontos históricos, museus, estádios e outras construções importantes em cidades em risco no mundo. De acordo com o estudo, 510 milhões de pessoas vivem em áreas que podem ser inundadas, nas projeções mais pessimistas, 800 milhões de pessoas podem ser afetadas (cerca de 10% da população mundial). 

Países asiáticos como a Índia, Vietnã, China, Indonésia e Bangladesh estão entre os com maior possibilidade de inundação, e nações insulares estão em risco de submersão quase total. Assim como na lenda de Atlântida, a crise climática poderá afundar cidades inteiras nos próximos séculos.

Com um litoral de mais de 7 mil quilômetros, o Brasil não escapa do risco e está na décima sétima posição entre os mais vulneráveis na lista do Climate Central, em relatório publicado esse ano, o IPCC também elencou a cidade de Recife (PB) como a capital brasileira que mais será afetada pelo avanço do mar e a décima sexta na lista das mais ameaçadas do mundo.

De acordo com o Climate Central, as mudanças podem levar até séculos para se concretizarem nos cenários submersos que aparecem nas imagens, e tudo depende das ações do presente para evitar que grandes cidades do mundo virem lendas.

(Com informações de O Globo)