Foto: Araquem Alcânatara

Nas vésperas da Semana do Clima organizada pelo governo dos Estados Unidos e do início da tramitação de um projeto de regulamentação da grilagem no Congresso Nacional, a rede NINJA Ambiental apresenta um novo aulão para tratar do tema. O professor e climatólogo Alexandre Araújo e a diretora da ONG Fase Letícia Tura irão apresentar os pontos de convergência entre os dois assuntos. A mediação e apresentação será feita pela ecologista e cientista política Maureen Santos. O Aulão acontece nessa quinta-feira, 15 de abril, às 20h. Para participar é necessário se inscrever no formulário abaixo:

O Aulão é parte de um processo de formação e de mobilização em torno da pauta da grilagem, que é na verdade um roubo de terras públicas e considerado crime ambiental. O objetivo da bancada ruralista e de outros criminosos é legalizar essa prática por meio de um projeto que mascaram como de “regularização fundiária” que foi apresentado no Congresso Nacional para anistiar aqueles que invadem as terras públicas, desmatam e queimam. Essa prática tem relação direta com o aumento da temperatura no planeta e pode trazer graves consequências para o Brasil mas também para o mundo e é sobre essas consequências que esse aulão vai tratar.

Outros aulões serão realizados nas próximas semanas abordando as principais ameaças à agenda socioambiental no Congresso Nacional como o licenciamento ambiental, a legalização do garimpo em terras indígenas, a liberação de mais agrotóxicos, entre outros. Confira como foram as últimas atividades da rede NINJA Ambiental:

 

Aulão sobre grilagem expõe roubo de terras no Brasil

Grilagem não! Oficina deu inicío à construção de novas campanhas contra a pauta ruralista