Manifestações pacificas levaram uma multidão de pessoas para gritar palavras de ordem contra o racismo e violência contra os povos negros

51ª edição da Marcha Independente Zumbi Dandara, em Porto Alegre. Foto: Mídia NINJA/Maí Yandara

Por Mauro Utida

Nesse 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, diversos movimentos do país ocuparam as ruas para relembrar a resistência do povo negro. As manifestações deste ano também teve um clima distinto dos último anos, com o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL) que confrontou os movimentos negros nos últimos quatro anos e incentivou o aumento da violência e racismo no país.

A cobertura colaborativa da Mídia NINJA acompanhou atos em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) retratando as manifestações pacificas e levaram uma multidão de pessoas para gritar palavras de ordem contra o racismo e violência contra os povos negros.

O 20 de novembro simboliza a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, e foi idealizada pela associação Grupo Palmares, no Rio Grande do Sul, e se espalhou pelo país a partir de 1978, com a criação do Movimento Negro Unificado (MNU).

“Vamos todos juntos na defesa da vida, da igualdade de oportunidades, por justiça social e por uma nação liberta do ódio e realmente democrática”.

Em São Paulo, a 19ª Marcha da Consciência Negra teve como tema “Por um Brasil e São Paulo com Democracia e Sem Racismo” e foi realizada na Avenida Paulista, na manhã deste domingo. A caminhada começou no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e terminou no Theatro Municipal, marco do surgimento do Movimento Negro Unificado no estado.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Antes de sair, a marcha começou com uma oferenda e uma louvação aos orixás, pelo grupo de afoxé Vozes do Orun. O afoxé é uma manifestação que busca levar o axé para fora dos terreiros, fazendo um “candomblé de rua”.

Durante o percurso na capital paulista, os manifestantes contaram com a vibração do Bloco Afro Ilú Oba De Min.

Bloco Afro Ilú Oba De Min. Foto: Mídia NINJA/Mauro Utida

Já em Porto Algre, a 51ª edição da Marcha Independente Zumbi Dandara teve como tema “Enquanto houver racismo, não haverá democracia”. A marcha percorreu as ruas do centro da capital pelo fim do preconceito racial e em defesa de uma sociedade antirracista.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mídia NINJA (@midianinja)

Outros atos também foram registrados em diversas capitais do país, como Aracaju e Salvador.

Recife

Nesta terça-feira (22), uma marcha alusiva às comemorações do mês da Consciência Negra promete ocupar ruas e avenidas do Recife, a partir das 17h. A concentração será em frente à escultura de Zumbi dos Palmares, localizada na Avenida Dantas Barreto, Pátio do Carmo, na região central. Os manifestantes vão percorrer cerca de 2 km, em direção ao Pátio de São Pedro, no Bairro de Santo Antônio, no Recife.

Os grupos de afoxés Omô Nilê Ogunjá, Omin Sabá e Nação do Maracatu Porto Rico, farão uma saudação a Zumbi de Palmares, homenageando toda luta e resistência do povo negro. O ato também terá a participação dos povos de terreiros, ativistas, pesquisadores e representantes de comunidades negras periféricas da capital pernambucana.

Leia mais:

Jornalistas realizam feito histórico no Dia da Consciência Negra em SC

Pela primeira vez em Copas, treinadores pretos são maioria em seleções africanas

A importância do futebol na luta contra o racismo

Hoje foi dia de relembrar a resistência do povo negro e ocupar as ruas!

Imagens da marcha da 51ª edição da Marcha Independente Zumbi Dandara, em Porto Alegre.

Fotos @maiyandara