O chamado para o protesto foi lançado pela família de Julieta, que, em meio à dor, transformou a tragédia em uma mobilização para conscientização e ação

Foto: reprodução

Na próxima sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, as ruas de diversas cidades do Brasil e da América Latina serão ocupadas por manifestantes em um ato de repúdio ao feminicídio e em solidariedade a Julieta Hernández Martínez, artista venezuelana de 38 anos brutalmente assassinada em Presidente Figueiredo, no Amazonas, em 5 de janeiro.

O chamado para o protesto foi lançado pela família de Julieta, que, em meio à dor, transformou a tragédia em uma mobilização para conscientização e ação. O Brasil é um dos países que mais registram casos de feminicídio, e a morte de Julieta se tornou um símbolo dessa violência que atinge mulheres em todo o mundo.

O movimento ganhou força nas redes sociais, com a hashtag #JustiçaParaJulieta sendo compartilhada por milhares de usuários em todo o continente. O ato não é apenas um protesto contra a barbárie que tirou a vida de Julieta, mas também uma reivindicação por mais segurança e respeito às mulheres que viajam sozinhas.

Florianópolis: Bicicletas em Solidariedade a Julieta

Em Florianópolis, ciclistas e não-ciclistas se unirão em um ato que pretende ser mais do que uma simples manifestação. A concentração terá início às 19h na Pista de skate da Trindade para os ciclistas, enquanto os não-ciclistas se encontrarão no Largo da Alfândega.

“Pedalaremos por você, Julieta, todos os dias, carregando sua alegria de viver e sua coragem em desafiar o mundo e ser feliz! Sua importância transborda!”, destaca o chamado para o evento.

Manifestações em Todo o Continente

Além de Florianópolis, atos simultâneos estão programados em diversas cidades, como Goiânia (Goiás), Ilha Bela (São Paulo), Palmas (Tocantins) e Uruguai. As manifestações pretendem ser um grito coletivo contra a violência de gênero e uma homenagem à vida e ao legado de Julieta Hernández Martínez.

Confira todas as cidades em que manifestações devem ocorrer, clique aqui.