Dentro da TI Yanomami vivem os índios isolados Moxihatëtëa (Fotos: Guilherme Gnipper/ FPEYY/ Funai)

 

Nesta terça-feira (2) a associação indígena Hutukara anunciou mais um grave atentado ao povo Yanomami que ao certo vai reverberar mundialmente devido à gravidade do fato e reincidência dos ataques.

Segundo a nota publicada pela Hutukara dois indígenas isolados foram assassinados por garimpeiros que vivem ilegalmente no território Yanomami. As mortes teriam ocorrido há cerca de dois meses e meio, mas tratando-se de povos isolados, só foram repassadas à Hutukara na segunda-feira (1º) por lideranças da Comunidade Apiaú.

Os povos que vivem isolados dentro do território Yanomami se aproximaram de uma área de garimpo, conhecida como Faixa Preta – que fica perto da comunidade – e ao tentar expulsar os garimpeiros invasores, foram mortos. Segundo a Hutukara, eles acertaram garimpeiros com flechas, mas estes, possuíam armas de fogo.

A Hutukara comunicou forças de Segurança, Funai e MPF e espera que as mortes sejam investigadas e que haja justiça. No mesmo local, em 2019, outros dois indígenas da mesma comunidade foram mortos. Segundo a Hutukara, com as mortes deste ano e de 2019, a casa-coletiva Moxihatëtëma perdeu 5% de sua população. Há informações de que lá moram cerca de 80 pessoas.

Davi e Dário Yanomami, lideranças indígenas da região, estão a caminho da COP26 para denunciar todo tipo de violações de seus direitos e a invasão de seu território por mais de 30 mil garimpeiros ilegais.