Foto: Tero Vesalainen/ Shutterstock

Por Alex Fravoline

Quando pensamos em transmissão de Copa, muitos mentalizam uma televisão ligada. Seja em casa ou no bar com os amigos, é o principal método procurado, visto os números de audiência. Principal, porém não único. Hoje, notebooks, tablets e, principalmente, celulares, estão na lista de quem não consegue uma televisão por perto para assistir ou preza pela acessibilidade de ver a partida com um toque.

Segundo uma pesquisa realizada pela Digital Turbine em setembro deste ano, cerca de 46% dos brasileiros pretendiam assistir à Copa do Mundo pelo celular. Com a possibilidade de baixar aplicativos ou até acompanhar as lives, transmissões feitas ao vivo pela internet, o celular se mostra como uma ferramenta indispensável também para o lazer.

Mesa de apresentadores narrando a transmissão. Imagem: Reprodução/CazéTV

Dentre sites e apps, o Youtube se destaca como a maior plataforma de vídeos. Curiosamente, a página bateu o recorde mundial em transmissão simultânea: 4,9 milhões de espectadores estavam assistindo a exibição do jogo Brasil x Suíça, que aconteceu no dia 28 de novembro, no canal CazéTV. No dia 5 de dezembro, no jogo contra a Coréia do Sul, o perfil registrou mais um recorde: 5,2 milhões ainda no primeiro tempo. Mais do que somente exibir um jogo com narração, esse feito evidencia a preferência do público por uma transmissão com humor e descontração. E isso tem a ver, é claro, com o próprio streamer que comanda tudo.

Transmissão do jogo entre Brasil e Coréia do Sul. Imagem: Reprodução/CazéTV

O perfil é criação do jornalista e streamer carioca Casimiro Miguel, famoso por seus vídeos e lives, é o atual queridinho da internet. Casimiro, ou somente Cazé, possui um ótimo histórico no jornalismo esportivo: se destacou na extinta emissora Esporte Interativo, atual TNT Sports, teve passagem pelo SBT Sports Rio, programa local do SBT no Rio de Janeiro, e começou a ganhar visibilidade nacional após fazer transmissões diárias na Twitch, streaming com foco em jogos eletrônicos.

O entretenimento que dialoga direto com o futebol virou sua marca registrada, junto com seus bordões “Meteu essa?” e “Isso aqui é elite!”, viralizando entre os jovens, público-alvo de suas transmissões, ao mesmo tempo também faixa etária que viraliza e dita tendências em variadas áreas. Não demorou para que Casimiro montasse seu próprio perfil e trouxesse seus fiéis espectadores para o Youtube, sob o canal CazéTV. Além de exibições esportivas, comentários, cortes de diálogos e diversos conteúdos de entretenimento, contam como o perfil se consagra hoje como o líder do segmento no país, que hoje passa da marca de 5 milhões de inscritos.

O jornalista e streamer, Casimiro. Imagem: UOL

O novo formato de assistir a copa do mundo através do Youtube foi fruto de um negócio. Os direitos de exibição para a internet ficaram a cargo da empresa LiveMode, que vendeu os direitos para Casimiro. E a história não foi planejada. Em uma renegociação da transmissão da Copa de 2022 do Grupo Globo com a FIFA, fez com que a concessão para o streaming voltasse para a federação.

Em cima da hora, foi feito um acordo com a LiveMode para a comercialização regional, empresa essa em que o dono é Edgar Diniz, um dos criadores do Esporte Interativo, emissora com foco no esporte onde Casimiro teve passagem. E para esses direitos chegarem no streamer, foi uma mão lavando a outra. Além desse acordo, a parceria de ambos já rendeu outras transmissões, como a Copa do Brasil e o Carioca 2022.

Conteúdo de entretenimento também possui espaço no canal de Casemiro. Imagem: Reprodução

O que parecia ser um tiro no pé para alguns e somente um treinamento das empresas para outros, fato é que os recordes de audiências são um marco e tanto no marketing de influência, quanto da “geração streaming”, onde a copa do mundo se adaptou rápido a uma demanda que consome muito futebol. Ademais de que estamos falando de números que se estivessem em variados sites de transmissões ilegais, seria difícil mensurar quantos estariam assistindo a copa via internet.

Casimiro entende que possui um trunfo nas mãos, não é à toa que em fevereiro deste ano recusou uma proposta da Globo ao reconhecer que tem mais autonomia na web, de acordo com o portal Metrópoles. Porém, quem mais ganha com isso é o espectador, com variadas opções de como assistir a copa e como melhor lhe convém: seja pelo controle remoto, clicando no mouse ou com um toque no celular.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube